terça-feira, 19 de agosto de 2014

Em menos de oito meses, Humanidade já usou todos os recursos naturais disponíveis para o ano

RIO - Em menos de oito meses, os habitantes da Terra já usaram todos os recursos naturais do planeta disponíveis para o ano. Segundo cálculo divulgado pela Global Footprint Network, uma organização internacional pela sustentabilidade em parceria com a Rede WWF, nesta terça-feira o Planeta Azul entra no vermelho. Até o final do ano, a população mundial seguirá em déficit ecológico, já que reduzirá as reservas e aumentará ainda mais a quantidade de CO² na atmosfera.

Esta terça-feira é mercada pelo dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Desde 2000, a data surge cada vez mais cedo: de 1º de outubro em 2000 a 19 de agosto em 2014.

Segundo a entidade, 85% da população mundial vive em países que demandam mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar. De acordo com os cálculos da GFN, seriam necessários 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.

A organização também garante que projeções sobre a população, o uso de energia e a produção de alimentos sugerem que a humanidade vai precisar usufruir da biocapacidade de três planetas bem antes da metade do século. E isso pode ser fisicamente impossível.

- O uso dos recursos naturais acima da capacidade da Terra está se tornando um dos principais desafios do século XXI. É um problema tanto ecológico quanto econômico. Países com déficits de recursos e baixa renda são ainda mais vulneráveis - afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network. - Até mesmo países de renda per capita alta, que tem a vantagem financeira de se bloquearem dos impactos mais diretos da dependência de recursos, precisam saber que uma solução a longo prazo precisa abordar essas dependências antes que se transforme numa situação de crise econômica

BRASIL

No caso do Brasil, o consumo médio de recursos ecológicos equivale a 1,6 planeta – bem próximo à média mundial. Mesmo assim, o país está consumindo acima de 50% da capacidade anual do planeta.

Para reverter este quadro, a CEO do WWF-Brasil, Maria Cecilia Wey de Brito, defende que sociedade civil, poder público e empresas precisam se envolver no processo de redução dos impactos.

- O cidadão pode fazer a sua parte adotando uma postura crítica e melhorando os seus hábitos de consumo. O poder público, por sua vez, é responsável por planejar e implementar políticas públicas de mitigação, como transporte público menos poluente, instalação de ciclovias e planejamento ambiental. Na outra ponta, as empresas têm o papel de melhorar suas cadeias produtivas e oferecer aos consumidores produtos mais sustentáveis - explica.

Fonte - O Globo
Related Posts with Thumbnails