A 'onda' de terremotos começou no Chile, no sábado, quando um abalo de magnitude 6,2 atingiu a região central do país.
Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o epicentro do terremoto foi a 37 quilômetros ao norte da cidade de Valparaíso.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile descartou a possibilidade de um tsunami. No último dia 1º de abril, um terremoto de magnitude 8,2 atingiu o país e deixou oito mortos.
Estados Unidos
Neste domingo, um terremoto de magnitude 6 atingiu a região norte do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O abalo foi registrado por volta das 3h20 (7h20 no horário de Brasília).
Segundo as autoridades norte-americanas, não houve registro de mortes ou danos materiais. Na região de Napa, dezenas de pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente.
A cidade de Napa, a quase 10 km do epicentro do tremor, ficou sem energia elétrica, assim como outras localidades próximas. Mais de 28.000 casas foram afetadas.
A polícia rodoviária de San Francisco está verificando as passarelas e pontes em busca de indícios de danos estruturais e pediu aos moradores que divulguem qualquer problema.
Irã
O Irã foi atingido por um terremoto neste domingo. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (que monitora abalos sísmicos em quase todo o planeta), um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter atingiu a região ocidental de Dezful neste domingo (24).
Ainda não há informações oficiais sobre o número de mortos ou feridos no Irã. Terremotos são comuns no Irã. Em 2013, um abalo no sul do país deixou pelo menos oito mortos e 59 feridos.
Islândia
O último país a ser atingido por terremotos nas últimas 24 horas foi a Islândia. Neste domingo, um terremoto de magnitude 5,1 e outro de 5,3 atingiram o país em uma região próxima ao vulcão Eyjafjallajokull. Não há informações sobre mortos ou feridos por conta do terremoto.
De acordo com Gunnar Gudmundsson, do Serviço Meteorológico Islandês, é difícil saber se os terremotos indicam um aumento do risco de erupção do vulcão. No sábado, o país elevou para vermelho o nível de alerta sobre erupções do Eyjafjallajokull.
O país também alertou sobre o risco para o tráfego aéreo caso uma erupção ocorra. (Com agências internacionais)