quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

18 fatos que mostram como o papa Francisco é pop


1) No segundo ano de seu pontificado, o papa Francisco mostrou que continua decidido a abrir várias frentes para reformar a igreja, imprimindo ao papado um novo estilo, mais próximo dos fiéis, e seguindo de perto tudo o que ocorre no mundo. Este álbum mostra a variedade de interesses e a frenética atuação de Jorge Mario Bergoglio ao longo de 2014. É de tirar o fôlego.

2) REFORMISTA - O papa Francisco foi eleito em 13 de março de 2013. Ao completar o primeiro ano do pontificado, mostrou ter retomado o controle da igreja em todas as frentes. Especialistas falam em uma "revolução de gestos". Espontâneo, é um grande comunicador. Francisco é um "general" jesuíta, determinado, exigente, às vezes com pouco tato.

3) SANTO BRASILEIRO - Em abril, Francisco canonizou José de Anchieta. Ele se tornou o terceiro santo brasileiro. O processo de canonização teve início em 1597, logo depois da morte do jesuíta. Nascido nas Ilhas Canárias, Anchieta veio para o Brasil em 1553 e participou da fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, berço da capital paulista.

4) ATRAPALHADO - Dando a sua bênção semanal no início de março na praça São Pedro, no Vaticano, o papa argentino se confundiu com a língua italiana e acabou falando um palavrão sem querer. Francisco pedia uma solução pacífica para a crise na Ucrânia. Em vez de dizer "neste caso", o papa leu "neste 'cazzo'", que, em italiano, é uma gíria popular para se referir ao órgão sexual masculino e é usada com bastante frequência na Itália. Ele corrigiu-se em seguida, mas a gafe correu o mundo

5) ALÔ, ALÔ, MARCIANOS - Falando sobre a liberdade do Espírito Santo, em maio, o papa Francisco disse que daria os sacramentos católicos até a extraterrestres. "Se amanhã aparecesse uma expedição de marcianos, por exemplo, alguns viessem até nós --verdes, com aquele nariz longo e as orelhas grandes, como desenham as crianças-- e um deles dissesse 'Eu quero o batismo', o que aconteceria?", perguntou-se o Pontífice. "Quem sou eu para colocar impedimentos", respondeu.

6) MEDIADOR DE CONFLITOS - Em visita ao Oriente Médio, em maio, o papa Francisco convidou os presidentes da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e de Israel, Shimon Peres, a se unirem a suas orações pela paz e ofereceu "sua casa", o Vaticano, para a implementação deste projeto. ?Os que fazemos parte da igreja temos a obrigação de nos converter em ferramentas para a paz, especialmente por meio de nossas preces", afirmou.

7) GURU DE AUTOAJUDA - Em entrevista à revista "Viva", do jornal argentino "Clarín", o papa Francisco deu dicas de como ter uma vida feliz. Entre os mandamentos sugeridos, estão: "Viva e deixe viver"; "brincar com as crianças" e "cuidar da natureza".

8) RECONCILIADOR - Na primeira visita de um papa à Ásia em 15 anos, o papa Francisco pediu, em agosto, por paz e reconciliação na dividida península coreana, e enviou uma mensagem de boa vontade para a China. Em Seul, Francisco rezou com um grupo de "mulheres de conforto", que eram forçadas a trabalhar como escravas sexuais para soldados japoneses que ocuparam o país antes e durante a Segunda Guerra Mundial

9) CASAMENTO - O papa Francisco ordenou em setembro uma revisão com o objetivo de simplificar os procedimentos da Igreja para a nulidade de casamentos, uma medida que pode facilitar a vida de católicos que querem encerrar seus matrimônios. Francisco nomeou uma comissão de 11 canonistas e teólogos para propor a reforma nos processos, "buscando simplificá-los e racionalizá-los enquanto garante o princípio da indissolubilidade do casamento".

10) COMBATE À PEDOFILIA - Ao longo do ano, Francisco fez vários comentários e gestos condenando religiosos que cometeram crime de pedofilia. Em setembro, ordenou pessoalmente a detenção de um ex-arcebispo e ex-embaixador da Santa Sé acusado de pedofilia, no primeiro caso de prisão no Vaticano de alguém suspeito de cometer esse crime, o polonês Jozef Wesolowski, de 66 anos

11) ACENO AOS HOMOSSEXUAIS - Como ocorreu já no primeiro ano, Franciso voltou a dar sinais de que defende um tratamento igualitário da igreja aos homossexuais. Foi derrotado, porém, no Sínodo dos Bispos, realizado em outubro, que eliminou a expressão "boas-vindas aos homossexuais" do relatório final. Ao todo, 183 religiosos participaram do Sínodo. Na foto, cartaz lembra Francisco em parada gay nas Filipinas

12) BOM DE GARFO - Empanadas de pepperoni, maminha, mate e, claro, doce de leite. Estas são algumas das iguarias apreciadas pelo papa, segundo revelou o livro "Bom apetite, Guarda Suíça", que reúne as receitas mais apreciadas na Santa Sé. O autor da obra é um jovem membro da Guarda Suíça Pontifícia e cozinheiro profissional, David Geisser

13) O PAPA É PUNK - O papa Francisco convidou a cantora Patti Smith para cantar no concerto anual de Natal do Vaticano. Conhecida como a "Avó do Punk", Smith foi um dos 18 artistas que se apresentaram no Auditório de Conciliação de Roma, em 13 de dezembro. Em abril de 2013, Patti Smith assistiu à audiência geral do papa na praça São Pedro e o cumprimentou

14) BOM CORAÇÃO - Em novembro, o papa Francisco mandou instalar três chuveiros para que os sem-teto que vivem nas imediações da Basílica São Pedro possam tomar banho. Bem-humorado, o jornal ?La Stampa?, que revelou o projeto, informou que a ideia é que eles possam também lavar e trocar a cama "sob as janelas do Palácio Apóstolico".

15) AMBIENTALISTA - Engajado na luta contra aquecimento global, o papa Francisco alertou os países participantes da Cúpula do Clima, em Lima, no Peru, que o tempo para encontrar soluções para a mudança climática "está se esgotando". Na reunião, realizada em dezembro, foi lida uma mensagem sua que alerta: " Só poderemos achar soluções adequadas se atuarmos juntos. Existe, portanto, uma clara, definitiva e inadiável ética de atuar"

16) PAIXÃO POR FUTEBOL - Torcedor apaixonado do San Lorenzo, da Argentina, o papa teve o prazer de ver o seu time conquistar a Taça Libertadores da América em 2014. Na Turquia, durante uma visita, ao ser apresentado a um diplomata brasileiro, travou os seguinte diálogo com ele: "Sua Santidade, eu sou o cônsul-geral do Brasil". Jorge Bergoglio respondeu: "Prazer. Me diga, quem é melhor: Maradona ou Pelé?". Na foto, ele recebe a delegação do San Lorenzo

17) VISITA HISTÓRICA - Em uma visita considerada histórica à Turquia, o papa Francisco fez um apelo por maior diálogo entre religiões para conter o fanatismo e o fundamentalismo. "Fanatismo e fundamentalismo, assim como temores irracionais que abrigam discriminação mal entendidos, precisam ser contidos com a solidariedade de todos os crentes", disse o pontífice.

18) CACHORROS VÃO PARA O CÉU? - Ao tentar consolar um garotinho triste pela morte de seu cachorro, Francisco disse em dezembro, na Praça de São Pedro, que "o paraíso está aberto a todas as criaturas do Senhor". A frase abriu polêmica entre teólogos, que avaliam o que o papa quis dizer exatamente. O Vaticano esclareceu que a frase não quis dizer que os cachorros têm alma.

19) O DIPLOMATA - A retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, anunciada na segunda quinzena de dezembro, também teve a mão do papa. O fato foi revelado por um funcionário americano de alto escalão. Francisco e o Vaticano tiveram um papel essencial, intermediando a aproximação histórica. Na foto, o presidente dos EUA, Barack Obama, se reúne com o papa Francisco no Vaticano, no primeiro encontro privado entre os dois líderes. "Sou um grande admirador", disse Obama, em inglês, ao papa no início do encontro

Fonte - UOL

Nota DDP: Alguém tem dificuldade de perceber que a ferida de morte está caminhando a passos largos para estar completamente curada, que o mundo se demonstra cada vez mais maravilhado com o poder da primeira besta e, finalmente, que a segunda já dá sinais externos claros de alinhamento?
Related Posts with Thumbnails