sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Maioria dos norte-americanos aprova tortura no combate ao terrorismo

Pesquisa revela ainda que 56% dos americanos acreditam que as técnicas de afogamento simulado e privação do sono facilitaram o acesso a informações que evitaram atos de terrorismo no país

Mais da metade dos norte-americanos, 51%, aprovam a prática de tortura em interrogatórios para impedir atentados terroristas. Além disso, 56% deles acreditam que as técnicas de afogamento simulado (waterboarding)e privação do sono usadas pela CIA facilitaram o acesso a informações que evitaram atos de terrorismo no país. Os dados são de uma pesquisa da Agence France-Presse.

O estudo foi feito entre os dias 11 e 14 de dezembro, logo após a divulgação feita pelo Senado de um relatório sobre as práticas de tortura empregadas pela agência de inteligência norte-americana. A enquete aponta que apenas 29% dos cidadãos dos EUA rejeitam os métodos utilizados pela CIA. Já para 43%, a decisão do Senado de publicar o relatório vai contra os interesses do país.

Eficácia dos métodos questionada

Além das técnicas de tortura listadas acima, o documento do Senado também revelou que a CIA espancava, ameaçava e ainda amarrava os suspeitos por dois dias no escuro em prisões clandestinas. A eficácia destes métodos é questionada pela Comissão de Inteligência do Senado. Para este grupo, suspeitos ligados à Al Qaeda foram submetidos a processos brutais depois do 11 de setembro sem nenhum retorno efetivo.

No último domingo, 14, o ex-vice-presidente Dick Chaney defendeu o uso de tais técnicas durante a gestão de George W. Bush. Para ele, os agentes da CIA são “heróis nacionais” e não torturadores. “Eles deveriam ser felicitados, deveriam ser condecorados”, disse à emissora norte-americana NBC.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails