sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O Natal da reconciliação de EUA e Cuba

A retomada das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, rompidas há 53 anos, é o começo do fim do regime castrista

Pequenos gestos podem definir a história. Quando o líder palestino Yasser Arafat apertou a mão do premiê israelense Ytzhak Rabin, em 1993, para selar os acordos de Oslo, israelenses e palestinos vislumbraram a paz. Apesar de não ter dado os frutos desejados – ainda –, o aperto de mão provou que o diálogo era possível. Quando o presidente americano Richard Nixon viajou para a China, em 1972, os dois países não dialogavam havia três décadas. A visita ajudou a normalizar as relações e pôs a China na trilha do desenvolvimento. Atos simples de conciliação são o começo de grandes mudanças e ajudam a paz a vicejar. Tais atos são mais necessários num mundo conflagrado por crises e conflitos.

Na semana passada, Estados Unidos e Cuba, dois oponentes figadais desde os tempos da Guerra Fria, se reaproximaram depois de 53 anos de rompimento de relações diplomáticas. A mudança histórica começou com um gesto simples de aproximação. Em dezembro de 2008, quando Barack Obama já fora eleito presidente dos EUA, mas não tomara posse, ele se encontrou no Brasil com o presidente cubano Raúl Castro, irmão de Fidel Castro. Na ocasião, Raúl fez uma proposta ousada: “A época dos gestos unilaterais se acabou em Cuba. Tem de haver gestos bilaterais. Esses prisioneiros políticos, querem soltá-los? Que nos digam, que os mandamos para lá (EUA) com família e tudo”. Idas e vindas adiaram os diálogos, até outro gesto simples revivê-­los. Em 2013, numa homenagem a Nélson Mandela, na África do Sul, Obama apertou a mão de Raúl.

Um ano depois do gesto simbólico, Obama anunciou, na última quarta-feira, dia 17, areaproximação diplomática entre os dois países, com a reabertura da embaixada americana em Havana, e o fim de algumas restrições econômicas a Cuba. “Estou convencido de que, por meio de uma política de engajamento, podemos defender nossos valores e ajudar o povo cubano a ajudar a si próprio na entrada do século XXI”, disse. Ao mesmo tempo que Obama anunciava as medidas, Raúl fazia um pronunciamento televisivo para comunicar as novidades.

Fonte - Época
Related Posts with Thumbnails