segunda-feira, 13 de abril de 2015

Quando os cristãos devem abandonar a América?

Exclusivo: Joseph Farah revela a única maneira de encontrar a salvação nacional e a cura
É hora dos cristãos darem as mãos sobre a América?

Como a nação deriva mais e mais das suas raízes cristãs históricas e autênticas, qual deve ser a posição dos crentes?

Como uma letra intrigante que recebi recentemente sugere: "Nossa lealdade é equivocada nos Estados Unidos? Nosso esforço para reformar, redimir e salvar a América é equivocado? É necessário o declínio e queda América para que o Reino de Deus possa ser estabelecido? Então, o que os cristãos a fazer? "

Devemos manter a fidelidade em "OBAMERICA" ou o ObamaNation, como número 1. O best-seller de Jerome Corsi do New York Times o chamou tanto profeticamente de volta em 2008?

Ele citou, entre outros desenvolvimentos, o anti-bíblico, anti-Deus capitulação ao "casamento homossexual", que vou continuar a colocar entre aspas, porque é um oxímoro. Ele sugeriu que devemos desobedecer a ordens judiciais do Executivo que sejam ilegais ou imorais", mas vamos fazê-lo em silêncio."

Eu não acredito que é um pensamento totalmente bíblico.
Peter e Paul deram suas razões para não obedecer os ditames dos homens de forma pacífica quando eles entram em conflito com os mandamentos de Deus. Esse é o exemplo que devemos seguir com a América que se move em direção ao julgamento e a ira de Deus.

Eu concordo com o correspondente que a América está sob julgamento. Mas essa decisão não é completa. Eu acredito que os seguidores de Jesus devem se preparar para o pior, mas sigam o conselho que Ele dá aos crentes para momentos como este.

Como já escrevi muitas vezes antes, eu acredito que II Crônicas 7:14 se aplica a nós hoje - mesmo aqui na América.
Salomão se dedicou ao Templo de Deus e falava com Ele de forma clara. Enquanto Deus estava contente com o Templo, ele deu instruções aos Salomão, como o que seu povo deve fazer quando eles começarem a ver evidências do julgamento de Deus sobre a terra: "Se eu fechar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar a gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo, "disse Ele antes de dar a sua receita bem conhecida de como renovar o favor de Deus.

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos; então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra ", disse Deus.

A maneira como somos instruídos a "reforma" da nossa nação é para os crentes seguirem essa instrução: Seu o seu povo (não os gentios), que se chama pelo seu nome, precisa se humilhar, e orar, e buscar a Sua face e se converter dos seus maus caminhos . Se fizermos isso, acredito que a promessa que se segue será respondida: Ele vai ouvir nossas orações, perdoar os nossos pecados e sarar a nossa terra.

Eu tenho dito e escrito muitas vezes ao longo dos últimos anos que não acho que vamos encontrar a salvação nacional e cura através da política. Eu desisti dessa idéia há muito tempo.

Mas, não somos instruídos a somente esperar o Rei resolver todas as necessidades. Estamos orientados a adorá-Lo e orar fervorosamente com humildade. Acima de tudo, os crentes são instruídos a se converterem dos seus maus caminhos, em vez de apenas apontar as cinzas nos olhos de seus vizinhos. Isso é o que o seu povo é instruído a fazer.

Ele nos disse especificamente para não simplesmente esperarmos no futuro o Rei endireitar a bagunça. Também não estamos a espera do arrebatamento.

Se o Seu povo, nos Estados Unidos, for seguir II Crônicas 7:14, coisas incríveis ainda podem acontecer, mesmo que já estejamos em julgamento. Isso é o que Deus disse claramente a Salomão, e, se estamos realmente adotando a aliança através do sangue de Jesus, que eu sei que nós estamos, sabemos que nunca é tarde demais para este tipo de avivamento.

Deus espera a resposta do Seu povo.

Fonte - WND (Via @DecretoDominical)

Brasil já registra 220 casos de dengue por hora

O mais recente levantamento do Ministério da Saúde mostra que o Brasil registrou, até 28 de março, 460,5 mil casos de dengue (220 notificações por hora), mais da metade em São Paulo (257.809, ou 55%). O Estado ainda responde por três de cada quatro mortes ocorridas no País (99 de 132). A secretaria estadual afirma que trabalha com números menores, de casos confirmados, enquanto a Prefeitura prometeu reforçar ações.

Pelo ministério, São Paulo também registra o maior número de ocorrências da doença no recorte regional, considerando os 304.251 casos do Sudeste. E lidera rankings por cidades (mais informações nesta página). Considerando o valor de referência da Organização Mundial da Saúde (OMS) para epidemia, que é de 300 casos por 100 mil habitantes, o Estado já superou esse indicador: está em 585,5 casos por 100 mil.

No Brasil, no mesmo período de 2014, foram registrados 135,3 mil casos (aumento de 240,1% em 2015). No Estado de São Paulo, o registro era de 35.141 (633,6% de acréscimo em 2015). Entre os municípios com mais de 1 milhão de habitantes, Campinas (SP) é a que tem mais casos e maior incidência. A capital paulista aparece em quarto.

O prefeito Fernando Haddad (PT) comentou os casos de dengue no Estado e prometeu reforçar as ações de combate ao mosquito. “Se os dados do Ministério se confirmarem, nós estamos falando de uma epidemia no Estado de São Paulo. A capital continua em uma situação melhor, mas não confortável, porque os casos são muito mais numerosos do que no ano passado. (Vamos) colocar a Vigilância (Sanitária) em alerta total, porque é o pior mês do ano”, disse, referindo-se ao mês de abril.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que uma tenda de atendimento para dengue, igual a que já existe na Brasilândia, começará a funcionar hoje na Freguesia do Ó (zona norte). Outras quatro começarão a funcionar até a próxima semana em Lapa e Rio Pequeno (oeste), Vila Manchester (sul) e Itaquera (leste).

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também abordou o assunto. “O secretário (de Saúde) David Uip está em permanente contato com a Prefeitura. Nós oferecemos, além do que a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) já tem, mais 500 agentes para o combate, 50 veículos, toda a equipe, além do Instituto Adolfo Lutz e 30 médicos.”

O Ministério da Saúde informou que fez um repasse adicional de R$ 150 milhões para todos os Estados e municípios para a adoção de medidas de “vigilância, prevenção e controle da dengue”. Sobre São Paulo, o órgão informou que repassou mais de 28,6 mil litros de inseticida, além de kits de diagnóstico e manuais de manejo clínico.

Diferenças
Nesta segunda-feira, 13, também foram divulgados novos dados da Secretaria de Estado da Saúde. Eles apontam que foram registrados, até o fim de março, 158.300 casos autóctones confirmados. O número até 10 de abril sobe para 159.328. Os indicadores diferem dos divulgados pelo ministério, pois levam em consideração os casos confirmados, e não as notificações.

Nos dados do Estado, Campinas também aparece como a cidade com o maior número de casos confirmados: 20.380. A capital vem em terceiro: 9.809. O dado é mais próximo do que foi divulgado na semana passada pela Prefeitura, que apresentou um registro de 8.063 casos nas 12 primeiras semanas e constatou epidemia no Pari (centro).

A Secretaria de Estado ainda negou que exista uma epidemia generalizada. “Dos 645 municípios paulistas, 410 não apresentaram quadro de epidemia”, informou, em nota. A pasta disse ainda que dois terços dos casos foram registrados em 30 municípios.

sábado, 11 de abril de 2015

"O que Falta para Jesus Voltar?" - José Umberto Moura

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Apocalipse 13 - Pr. Montano de Barros

Hoje! Curta, compartilhe e convide amigos para assistir localmente ou pela internet! www.tvjuveve.com.brRua Arthur Loyola, 70 - Cabral - Curitiba/PRDia 08/04/2015 - 20:00 horas

Posted by Diário da Profecia on Quarta, 8 de abril de 2015

terça-feira, 7 de abril de 2015

'Quando você envia uma foto por email, a NSA recebe uma cópia'


#ControleMundial

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Patriarca diz que a reconciliação entre católicos e ortodoxos é urgentemente necessária


Referindo-se aos esforços de aproximação com a Igreja Romana, Bartolomeu I, atual Patriarca de Constantinopla, principal bispo da Igreja Ortodoxa, declarou a uma publicação jesuíta: “Hoje, talvez mais do que há 50 anos, há uma maior e mais urgente necessidade de reconciliação”.

Ainda em destaque, um outro detalhe da entrevista: Bartolomeu também disse que o mundo está marcado por “mudanças rápidas e sem precedentes”. Não por acaso, Ellen White escreveu há mais de um século: “Grandes mudanças estão prestes a operar-se no mundo, e os acontecimentos finais serão rápidos” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 280).

A entrevista pode ser lida aqui (em italiano). (Via @OTempoFinal)

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Bíblia Fácil Apocalipse - Pr. Arílton Oliveira

Apocalipse 12 - Pr. Fernando Iglesias


segunda-feira, 30 de março de 2015

A verdade sobre o SÁBADO - Michelson Borges

quinta-feira, 26 de março de 2015

Deixe o Facebook, se você não quer ser espionado, aconselha União Europeia

A Comissão Europeia alertou os cidadãos da região a deixarem o Facebook, caso eles não queiram ser espionados pelos serviços de segurança dos Estados Unidos. Segundo o órgão, o país norte-americano não tem uma legislação de proteção de dados. As informações são do jornal britânico "The Guardian".

O conselho foi feito por Bernhard Schima, um dos advogados da Comissão Europeia, referente ao caso de Maximilian Schrems, um ativista austríaco que luta pela privacidade na internet. Nesse caso em específico, Schrems gostaria de saber se dados de cidadãos europeus estariam seguros se estivessem nos Estados Unidos.

De acordo com Schima, a comissão não pode assegurar que as leis dos Estados Unidos possam assegurar proteção adequada às informações de cidadãos europeus.

O processo aberto pelo ativista questiona se a transmissão de dados de cidadãos europeus para outro país não seria ilegal, dado que empresas europeias não podem transmitir informações de cidadãos do bloco econômico para outras localidades. O caso agrega reclamações contra empresas norte-americanas como Apple, Facebook, Microsoft e Yahoo!.

Um dos principais argumentos sobre o descumprimento dessa regra pelos norte-americanos é o programa Prism, vazado por Edward Snowden, ex-funcionário da NSA (agência de segurança dos Estados Unidos). A partir dele, foi revelado que agências de inteligência dos Estados Unidos tinham acesso a várias informações que deveriam estar protegidas, o que viola as diretivas de proteção de dados da União Europeia.

Junto com a ação de Maximilian Schrems na Comissão Europeia foram adicionadas reclamações da Polônia e do Digital Rights, da Irlanda, que trabalha na defesa dos direitos dos usuários.

Para os defensores da privacidade, a Comissão Europeia deve fazer uma reforma para assegurar os dados de cidadãos europeus fora da região.

Sobre isso, o advogado da Comissão Europeia argumentou que as leis são um trabalho em progresso e mudá-las sem as devidas considerações pode trazer consequências políticas e econômicas ao bloco.

A Corte de Justiça Europeia deve se pronunciar sobre esse caso no dia 24 de junho.

Fonte - UOL

Obama receberá o Papa Francisco na Casa Branca em 23 de Setembro


Congresso, ONU e Casa Branca... #Ap13 #EUA #Vaticanohttp://www.foxnews.com/politics/2015/03/26/obamas-to-host-pope-francis-at-white-house-sept-23/?intcmp=latestnews

terça-feira, 24 de março de 2015

A música de Igreja com ritmos populares

Na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos da América, nas igrejas litúrgicas (anglicanas e católicas, principalmente), os jovens de 1930 continuaram cantando o repertório de seus antepassados, talvez o existente desde o tempo da Reforma. Na década de 60, a Igreja Anglicana e a Igreja Católica começaram a admitir ritmos e instrumentos da música popular em seus cultos e em suas missas.

No Brasil, as igrejas do chamado movimento de renovação espiritual, que eclodiu entre os Batistas, também na década de 60, tinham uma obsessão doutrinária. Pouco preocupadas com seu estilo musical, as igrejas "renovadas"permaneceram, durante mais de 20 anos, no uso do "Cantor Cristão".

Surgidas na década de 80, as igrejas neopentecostais tinham uma ênfase diferente. Apoiando a "Contemporary Christian Music" que alguns evangélicos dos Estados Unidos da América usavam desde a década de 70, elas passaram a divulgar música com ritmos populares, então chamada de música "gospel". Este termo foi escolhido por uma questão de "marketing" (Denise Cordeiro de Souza Frederico. Cantos para o Culto Cristão, pp. 242-245. São Leopoldo, RS: Editora Sinodal, 2001). O termo não deve ser confundido com o autêntico estilo "gospel" dos negros norte-americanos (OJB, 03 jun 2002, p. 4).

Ao pressentir e perceber a insatisfação de parte da membresia com a execução musical, limitada ao canto de salmos e hinos, adotaram estratégias de "marketing", visando interesses subjetivos e individualistas. Queriam satisfazer principalmente os adolescentes e os jovens das igrejas neopentecostais.

Intencional e objetivamente, tomaram medidas práticas para a formação de um mercado para a nova música no Brasil. Essa música, por meio de discos e espetáculos, penetrou nas igrejas tradicionais, inclusive afetando a identidade denominacional de cada uma delas.

Com letra religiosa, essa música utiliza elementos, instrumentos e estilos da música profana popular. Com efeito, é um aperfeiçoamento técnico dos "corinhos" norte-americanos (década de 50), difundidos pelas igrejas pentecostais e por grupos extradenominacionais, mas tolerados pelos dirigentes de igrejas batistas.

Na verdade, era o produto da mercantilização do Evangelho. Sua produção significou que certa Igreja, ao tentar satisfazer os gostos e desejos de seus membros e simpatizantes, acabou por se submeter às leis do mercado musical, chegando mesmo a ser também uma mercadoria religiosa. No mundo capitalista, o Mercado exerce com desfaçatez sua força sobre a Religião.

(…)

Quando a nova música foi adotada, na década de 90, por certa igreja neopentecostal, nela ainda havia descontentes, não somente com a sua execução, mas também com a sua elaboração; eles queriam que fosse ainda mais popular …

Em 1997 previmos (OJB, 06 jan, 24 fev e 17 mar 97) que, naquela igreja, o culto seria oportunidade para entretenimento. Os jovens pretenderam até, no ano de 2000, participar do "Rock in Rio". Predissemos que, afinal, a música de culto seria substituída pela música de entretenimento. Foi o que, infelizmente, aconteceu!

Para concretizar-se a substituição, foram tomadas as seguintes medidas:
  • abandono da salmodia e da hinodia no canto congregacional;
  • não questionamento em relação aos gostos musicais;
  • atração às atividades da Igreja de músicos de "rock" e estilos afins;
  • concessão de liberdade aos músicos para compor e executar, dentro do templo e durante o culto, sob a influência de qualquer espécie de música profana;
  • criação de um estilo musical que teria preferência nas atividades da Igreja;
  • concessão da liberdade para levar esse estilo aos locais profanos (salas de espetáculos, estádios, ginásios, auditórios, logradouros públicos etc.), em eventos musicais ("shows", festivais, marchas etc.), com propósito evangelístico ou de propaganda da Igreja;
  • capacitação e profissionalização de cantores e instrumentistas para eventual apresentação, mediante remuneração, naqueles locais e eventos;
  • criação de entidades autônomas para a produção e difusão da nova música(editoras, livrarias, bandas, gravadoras, emissoras de rádio e televisão, sites na Internet) e promoção de eventos (empresários e agentes de publicidade comercial) com a finalidade de divulgação da música patenteada pela Igreja, simultaneamente com a propaganda institucional da Igreja e de seus líderes na mídia impressa e eletrônica;
  • execução da nova música nas reuniões para entretenimento de adolescentes e jovens, realizadas no templo ou em clubes, lanchonetes, restaurantes, boates, casas noturnas, danceterias, logradouros públicos etc.;
  • o novo estilo de música não seria associado ao termo "evangélico";
  • objetivação dos resultados esperados pela liderança da comunidade, com o emprego sistemático da música-de-igreja com ritmos populares nas atividades globais da Igreja:
  • introdução da nova música-de-igreja no mercado da música popular, em termos competitivos.
É o caso de perguntar, consideradas as origens, se interessa às igrejas batistas arcar com as tremendas consequências da adoção da música com ritmos populares ?!

Fonte - Música e Adoração

segunda-feira, 23 de março de 2015

Dois anos com o Papa Francisco: a opinião de um agnóstico

Cidade do Vaticano (RV) - Na última quinta-feira, dia 19, celebramos dois anos do início solene do Pontificado do Papa Francisco. Nestes dois anos as palavras e os gestos do Santo Padre suscitaram interesse inclusive entre muitos que não creem, como nos confirma o testemunho do docente ordinário da Universidade de Urbino – região italiana das Marcas – Luigi Alfieri, coordenador da Escola de ciências políticas e sociais da instituição acadêmica. Entrevistado pela Rádio Vaticano, ele nos diz qual aspecto do Magistério de Francisco mais o impressiona:

Luigi Alfieri:- “Com certeza, o aspecto social, que, creio, seja o aspecto que o próprio Papa quis colocar em primeiro plano. O Papa Francisco está levando a sério e fazendo levar a sério a ideia de uma Igreja dos pobres, que não é algo abstrato, ao menos não o é em seu caso. Aliás, diria que se configura como uma verdadeira e precisa escolha política que, como todas as escolhas políticas verdadeiras, é também uma escolha de parte, não em sentido banal e muito menos ideológico ou partidário; mas certamente implica opções fundamentais em relação aos valores, em relação a quem tutela estes valores e a quem, ao invés, não os tutela; implica certamente um juízo muito preciso sobre o atual sistema econômico mundial e sobre isso me parece que o Papa tenha sido totalmente explícito. Portanto, diria que neste momento a Igreja do Papa Francisco se apresenta como uma Igreja que dissente com uma ordem mundial que certamente não pode definir-se – se algum dia já pôde – uma ordem cristã.”

RV: Sendo uma pessoa que não crê, como considera a imagem recorrente de uma “Igreja em saída” tão querida pelo Papa Francisco?

Luigi Alfieri:- “Diria que é uma imagem inerente ao nome que escolheu para si. Certamente ninguém jamais pensou que a escolha de chamar-se Francisco – mais ainda, por um não-franciscano – fosse um detalhe sem importância. Evidentemente, é uma indicação de linha política, também uma precisa escolha de imagem: propriamente, uma Igreja que fala fraternalmente aos últimos e que, portanto, escolhe colocar-se do lado dos últimos, e não pode fazer isso eficazmente sem recorrer – justamente – ao nome e à imagem e à dimensão simbólica que está por trás de Francisco. Além do mais, com a consciência plena daquilo que o problema da pobreza foi ao longo dos séculos, nos milênios, diria, na história da Igreja. Foi um dos problemas cruciais e também uma das maiores fontes de lacerações, na Igreja. Certamente, o Papa atual pensa que Francisco pode ter no mundo de hoje uma atualidade e, consequentemente, um papel simbólico comparável ao que desempenhou no mundo medieval.”

RV: Como estudioso, como o senhor explicaria a capacidade comunicativa do Papa Francisco?

Luigi Alfieri:- “Certamente, se o meio é a mensagem, vale também a ideia oposta: que a mensagem é o meio. E, justamente, uma mensagem da simplicidade, uma mensagem da rejeição aos adereços, uma mensagem – num certo sentido – de “dessacralização” da Igreja, uma Igreja fraterna, uma Igreja que socorre, não uma Igreja que “julga” e “reina”, evidentemente se essa é a mensagem deve ser expressa de modo adequado. Portanto, a escolha de uma linguagem simples, na realidade muito mais refinada do que possa parecer, é consequente. O Papa Bergoglio é um grande intelectual, não é certamente um simples pároco do campo, embora por vezes escolha precisamente “aquela” linguagem ou “aquele” modo de colocar-se; mas o faz de modo refinado, com a plena consciência daquilo que quer dizer: para dizer “aquilo”, deve dizê-lo “daquele modo”. Não me entenda de modo errado: certamente não estou dando a isso um sentido negativo, mas o Papa Bergoglio é um político finíssimo, com certeza, um dos mais finos políticos que a Igreja teve nas últimas décadas...” (RL)

Fonte - Radio Vaticano

Papa reduz agenda para se dedicar à encíclica sobre ecologia

Cidade do Vaticano - O papa Francisco decidiu reduzir em uma semana sua agenda de trabalho para se dedicar à revisão da última versão da encíclica sobre ecologia, que será publicada em junho ou julho, informou o Vaticano nesta segunda-feira.

"O papa se dedicará às correções, revisará traduções e avaliará revisões a serem propostas por quem fizer a releitura", anunciou a assessoria de imprensa da Santa Sé.

O papa manterá o discurso da última quarta-feira e celebrará, como de costume, a missa matinal na Casa Santa Marta, onde reside no Vaticano.

Em janeiro, o pontífice já tinha anunciado a jornalistas que o acompanhavam no voo de volta do Sri Lanka e Filipinas que dedicaria os próximos dias a esse importante documento.

"Se tudo der certo, a encíclica poderá ser publicada em junho ou julho. O importante é que haja tempo entre a publicação e a cúpula de Paris, em dezembro, para que possam ocorrer contribuições", explicou o papa, aos 78 anos.

Os ritos da Semana Santa demandam muitos esforços e tempo ao pontífice, já que ele deve oficiar pelo menos sete celebrações, em nome do que ficará isolado nesta semana para trabalhar em cima do texto.

A encíclica deve servir de ponto de partida para as negociações na Conferência das Partes (COP-21), em Paris, organizada pela ONU, que tratará das mudanças climáticas, e será celebrada entre 30 de novembro e 11 de dezembro.

"É preciso cuidar da Terra para evitar sua autodestruição", disse o papa à comunidade internacional, em novembro de 2014, durante a II Conferência sobre Nutrição da FAO, realizada em Roma.

Por ocasião das reuniões preparatórias no Peru, o papa lamentou "a falta de coragem" para que fossem encontradas soluções conjuntas a fim de salvar o planeta.

O papa Francisco enviou uma cópia da encíclica à Congregação para a Doutrina da Fé, assim como à Secretaría de Estado e aos teólogos da Casa Pontifícia, "para que verifiquem se não digo besteiras", assegurou, com seu habitual tom autoirônico.

Segundo o cardeal Peter Turkson, que contribuiu para a elaboração da encíclica, o papa aborda a "ecologia sistêmica", que leva em conta o desensevolvimento humano.

Em um tuíte sobre o tema, o papa garantiu que "a questão ecológica é vital para a sobrevivência dos seres humanos e tem uma dimensão moral que atinge a todos", resumindo os pontos essenciais no documento.

Esta é a primeira encíclica a ser escrita somente por ele, já que a primeira ("Lumen Fidei", ou "Luz da Fé"), tinha sido preparada por Bento XVI, antes de renunciar em 2013.

Fonte - Exame

domingo, 22 de março de 2015

Mais de 750 milhões vivem sem água potável, diz Unicef

No Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo (22), um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso à água potável no mundo. Em média, mil crianças morrem diariamente em decorrência de doenças ligadas à água contaminada.

No entanto, desde 1990, mais de 2,3 bilhões de pessoasobtiveram o acesso a fontes melhores de água potável. Com isso, o Objetivo do Milênio de eliminar o percentual de pessoas sem água foi atingido cinco anos antes de 2015. Atualmente, apenas em três países (República Democrática do Congo, Moçambique e Papua Nova Guiné) mais da metade da população não tem acesso ao recurso de maneira potável.

Das 748 milhões de pessoas no mundo que ainda não possuem água, 90% vivem em áreas rurais e estão distante dos progressos registrados em seus país no transporte de água e saneamento. "As etapas para o acesso à água potável, desde 1990, representaram progressos importantes, apesar das dificuldades", disse Sanjay Wijesekera, responsável da Unicef pelos programas de água e serviços sanitários. "Ainda há muito a se fazer. A água é a verdadeira essência da vida", comentou. O Dia Mundial da Água é celebrado todo 22 de março.

sábado, 21 de março de 2015

Desmatamento na Amazônia cresce 215% em um ano, segundo o Imazon

Em um ano, o desmatamento na Amazônia aumentou mais de 200%. O número foi calculado pela organização não-governamental Imazon.

O instituto de pesquisa Imazon, em Belém, monitora o desmatamento na Amazônia há mais de 20 anos. No levantamento divulgado esta semana, foram derrubados 1.700 quilômetros quadrados de floresta nativa, entre agosto de 2014 e fevereiro deste ano. A área desmatada é maior que a cidade de São Paulo.

Comparando essa derrubada com o período anterior, o desmatamento na Amazônia aumentou 215%.

"A perspectiva é se continuar nessa tendência de aumento do desmatamento, a gente ainda vai detectar um crescimento nas estatísticas do desmatamento nos próximos meses", diz Marcelo Justino, pesquisador do Imazon.

Segundo o Imazon, quase a metade do desmatamento ocorreu em áreas particulares, onde a floresta veio abaixo para a expansão da pecuária, principalmente no Mato Grosso. No Pará, o desmatamento foi provocado em grande parte pela grilagem, que é a invasão de terras públicas. Já em Rondônia, segundo os ambientalistas, as árvores vêm sendo destruídas para dar lugar à agricultura.

Do total desmatado nos últimos sete meses, o estado que mais destruiu a floresta foi Mato Grosso (35%), depois Pará (25%) e Rondônia (20%).

Os analistas também fazem outro alerta: como os satélites do Imazon só detectam o desmatamento em áreas acima de dez hectares, os números da derrubada da floresta podem ser ainda mais altos.

O Ministério do Meio Ambiente disse que não comenta os dados de desmatamento da Amazônia divulgados pelo Imazon por não considerá-los oficiais.

Fonte - Jornal Nacional

sexta-feira, 20 de março de 2015

40% das reservas hídricas do mundo podem encolher até 2030, diz ONU

Um novo relatório divulgado pelas Nações Unidas nesta sexta-feira (20) afirma que, se nada for feito, as reservas hídricas do mundo podem encolher 40% até 2030 e, por isso, é preciso melhorar a gestão deste recurso para garantir o abastecimento da população mundial.

O documento, elaborado pela agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, aponta ainda que 748 milhões de pessoas no planeta não têm acesso a fontes de água potável.

Outra conclusão é que o Brasil está entre os países que mais registraram estresse ambiental após alterar o curso natural de rios. As mudanças nos fluxos naturais, segundo a análise feita entre o período de 1981 e 2010, mas que foi concluída em 2014, foram feitas para a construção de represas ou usinas hidrelétricas.

Entre as consequências dos desvios estão uma maior degradação dos ecossistemas, com aumento do número de espécies invasoras, além do risco de assoreamento.

Os autores do texto cobram do governo brasileiro e das demais nações da América Latina que priorizem a gestão da água para reduzir a poluição, principalmente em áreas urbanas, e evitar conflitos entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Segundo a ONU, o gerenciamento dos mananciais deve ser vetor para o desenvolvimento sócio-econômico e redução da pobreza.
(...)
Fonte - G1

Gelo marítimo do Ártico tem menor nível para um inverno, revela análise

O gelo marítimo do Ártico chegou ao seu menor nível para um inverno. É o que revela uma análise feita pelo Centro Nacional de Informações sobre Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC), divulgada nesta quinta-feira (19).

Segundo o centro, o gelo provavelmente atingiu sua extensão máxima para o ano no dia 25 de fevereiro: 14,54 milhões de quilômetros quadrados. Trata-se de uma extensão 1,1 milhão de quilômetros quadrados menor do que a média para o mesmo período observada entre 1981 e 2010.

"Este não é um recorde do qual devemos nos orgulhar. Gelo marítimo baixo pode criar uma série de reações que podem ameaçar o Ártico e o resto do globo", disse Alexander Shestakov, diretor do Programa Global para o Ártico da WWF, em nota divulgada pela organização ambiental.

Contribuíram para o recorde negativo as temperaturas mais altas do que a média registradas em fevereiro em partes do Alasca e na Rússia.

Americana tem bebê roubado do útero ao cair em armadilha

Uma americana é suspeita de ter esfaqueado a barriga de uma mulher grávida e roubado o bebê que estava dentro. A vítima, que estava grávida de sete meses, sobreviveu, mas seu filho morreu. A grávida havia ido à casa da suspeita para comprar roupas de recém-nascidos que haviam sido anunciadas online no site Craigslist.

A suspeita, Dynel Catrece Lane, também dizia estar grávida e levou o bebê até o marido dizendo que ele havia nascido antes do tempo. Ela perdeu um filho de 1 ano e meio há cerca de dez anos, quando ele se afogou em um laguinho de peixes. Ela tem mais dois filhos e, segundo o jornal The Longmont Times-Call, a polícia afirma que ela pode ter doenças psiquiátricas.

O jornal afirma que, segundo uma ONG que lida com crianças desaparecidas, houve 17 roubos de fetos nos Estados Unidos desde 1983. "Quando ela entrou na casa, foi atacada, espancada e seu bebê foi arrancado da barriga dela", disse o comandante da polícia de Longmont, no Colorado, Jeff Satur.

A vítima conseguiu ligar para a ambulância, mas estava praticamente inconsciente quando os policiais chegaram. "Ela me cortou", diz a mulher, com uma voz atordoada na gravação do serviços de emergência. "Estou grávida."

Ainda não se sabe se a suspeita, de 34 anos, estava grávida e havia sofrido um aborto ou se nem sequer estava grávida.

Segundo o jornal, quando o marido da mulher viu o bebê roubado, ela disse que havia sofrido um aborto espontâneo. David Ridley, então, levou os dois para o hospital. Mas a criança não sobreviveu.

Segundo a publicação, Dynel admitiu que roubou o bebê da barriga da vítima. Ela foi presa sob suspeita de homicídio de primeiro grau, agressão e abuso infantil resultando em morte.

Fonte - Terra

quinta-feira, 19 de março de 2015

Amazônia perde drasticamente capacidade de absorver gases causadores do efeito estufa

Segundo um trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo de 30 anos, a capacidade da Amazônia de absorver gases causadores do efeito estufa diminuiu consideravelmente nas últimas décadas. A equipe internacional de quase cem pesquisadores foi liderada pela Universidade de Leeds, e o trabalho foi publicado, na última quarta-feira, 18, pela revista Nature.

O estudo avaliou 321 trechos de partes da Amazônia jamais afetadas por atividades humanas e estimou que a quantidade de dióxido de carbono absorvida pela floresta diminuiu em um terço na última década em comparação com a década de 1990. Pela primeira vez, a captação da floresta é menor que as emissões de combustíveis fósseis na América Latina. Os cientistas disseram não estar claro se o declínio irá continuar e se a tendência se aplica a outras florestas tropicais, como a bacia do Congo ou a Indonésia.

Segundo a equipe, isto possivelmente ocorreu devido às mudanças climáticas e às secas, já que elas estão fazendo com que mais árvores morram. Outra possibilidade é que o dióxido de carbono, gerado pelo homem, esteja fazendo com que as árvores cresçam mais rápido e morram mais cedo, e que só agora o número maior de mortes está se tornando aparente. Se a tendência se mantiver, o panorama da floresta Amazônica pode mudar.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, e ela vem assimilando grandes quantidades de dióxido de carbono, já que as plantas utilizam o gás, que acumula calor, para crescer. Depois, elas o eliminam quando aprodrecem ou queimam. No entanto, o relatório afirmou que essa função de compensação do aquecimento global pode estar ameaçada.

“O crescimento florestal zerou ao longo da última década”, disse um dos autores do relatório, Roel Brienen, da Universidade de Leeds, à Reuters. “A floresta toda está vivendo mais rápido – as árvores crescem mais rápido, morrem mais rápido”.

As descobertas são uma surpresa, já que alguns modelos de computador indicam que as florestas tropicais podem crescer melhor, já que o dióxido de carbono, emitido pelo uso humano de combustíveis fósseis, age como um fertilizante que se dispersa no ar.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails