terça-feira, 29 de junho de 2010

Buscar plena unidade entre os cristãos

Cidade do Vaticano, 28 jun (RV) - Bento XVI presidiu esta tarde, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, a celebração das vésperas da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.

O Santo Padre acolheu com alegria e reconhecimento a delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, enviada pelo Patriarca Bartolomeu I, e guiada pelo Metropolita Ortodoxo de Sassina, Gennadios.

Em sua homilia, o Papa enfatizou a vocação missionária da Igreja, citando como exemplo o Apóstolo dos Gentios. Bento XVI recordou o compromisso missionário da Igreja com Paulo VI, no Concílio Vaticano II, sobre a evangelização do mundo contemporâneo.

"O empenho de anunciar o Evangelho aos homens de nosso tempo, animados pela esperança e muitas vezes atribulados pelo medo e angústia, é sem dúvidas um serviço feito não somente à comunidade cristã, mas também a toda a humanidade" – frisou o pontífice.

Bento XVI recordou também o Papa João Paulo II que representou em pessoa a natureza missionária da Igreja, com suas viagens apostólicas e com a insistência em seu Magistério sobre a urgência de uma "nova evangelização".

"Hoje, repito diante do sepulcro de São Paulo: a Igreja é no mundo uma imensa força renovadora, não certamente por suas forças, mas pela força do Evangelho, no qual sopra o Espírito Santo de Deus, o Deus criador e redentor do mundo. Os desafios da época atual são certamente superiores às capacidades humanas: o são os desafios históricos e sociais, e com maior razão os espirituais" – frisou o Santo Padre.

Nesta perspectiva, Bento XVI anunciou a criação de um novo organismo, na forma de Pontifício Conselho, com a tarefa de promover uma renovada evangelização nos países onde já ressoou o primeiro anúncio da fé e buscar meios adequados para propor novamente a perene verdade do Evangelho de Cristo.

O Papa concluiu a homilia, recordando que o desafio da nova evangelização interpela a Igreja universal, e nos pede para que "sigamos com empenho a busca da plena unidade entre cristãos".


Fonte - Radio Vaticano


Nota DDP: Ver também "Papa anuncia criação de novo Conselho Pontifício".

Nota O Tempo Final: Ora cá está mais uma notícia proveniente do Vaticano, cheia de palavras bonitas e que soam bem ao serem pronunciadas, mas que, à boa maneira Católica, escondem o verdadeiro sentido que se quer transmitir, diria antes impor - veja que, como sempre, não se concretiza o que se pretende; apenas se sugere tendo em vista um bom fim e louvável propósito...

Acho curioso que os objetivos que se pretendem atingir com a criação deste novo Conselho Pontifício, tais como 'combater um eclipse do sentido de Deus', 'repropor a verdade perene do Evangelho de Cristo' e satisfazer a 'sede de Deus', são a consciência de males para os quais contribuiu, e muito, a postura da Igreja Católica ao longo dos séculos, fazendo com que a sua autoridade sob a forma de uma tradição humana substituísse o real conteúdo bíblico, a revelação desse Deus vivo.

Deus eclipsado, falta de verdade perene do evangelho e sede de Deus era o que não tinham os fiéis crentes massacrados durante séculos às mãos da Igreja Católica! Será este um mea culpa católico? Mais uma vez, não! Nem pensar!

Mas algumas perguntas ficam por responder.

Por exemplo, o Conselho criado tentará 'encontrar meios adequados para repropor a verdade perene do Evangelho de Cristo'. Hum... Fico intrigado ao imaginar quais serão os tais meios... E não resisto a perguntar se entre os métodos se encontrarão estes:

'Ao aproximar-nos da última crise, é de vital importância que existam entre os servos do Senhor harmonia e união. O mundo está cheio de tempestade, guerra e contenda. Contudo, ao mando de um chefe - o poder papal - o povo se unirá para opor-se a Deus na pessoa de Suas testemunhas. Essa união é cimentada pelo grande apóstata' (Ellen White, Testemunhos Seletos, v. 3, p. 171).

'É evidente que uma época de grandes trevas intelectuais tem sido favorável ao êxito do papado. Ainda será demonstrado que uma época de grande luz intelectual também é favorável ao seu êxito (idem, Spirit of Prophecy, v. 4, p. 390).

'Princípios católicos romanos serão adotados sob o cuidado e a proteção do Estado. Esta apostasia nacional será rapidamente seguida pela ruína nacional' (idem, Review and Herald, 15 de junho de 1897).

Gostaria de dizer ao Papa Bento XVI que os meios para atingir os objetivos que mencionou são o abandono das tradições de homens e o retorno à verdade da Bíblia. Mas isso é algo que ele jamais fará...
Related Posts with Thumbnails