domingo, 6 de junho de 2010

Indivíduos e Estados sem verdade moral objectiva tornam o mundo «um lugar perigoso para viver»

O Papa lembrou este Sábado que “as experiências trágicas do século XX” evidenciaram a falta de humanidade que derivou da “supressão da verdade e da dignidade humana”.

“Mesmo nos nossos dias somos testemunhas de tentativas de promover pseudovalores com o pretexto da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos”, alertou Bento XVI.

A política ao serviço do bem comum e inspirada na verdade moral foi o tema principal do discurso que Bento XVI dirigiu às autoridades civis e ao Corpo Diplomático no Palácio presidencial de Nicósia, em Chipre.

Os políticos e diplomatas são chamados a “agir de modo responsável sobre a base do conhecimento dos factos reais”, a fim de conseguirem uma “visão objectiva e integral” dos acontecimentos e alcançarem “a verdade plena de uma questão específica”.

A promoção da verdade moral na vida pública exige ainda “um esforço constante para fundar a lei positiva sobre os princípios éticos da lei natural”, perspectiva que em tempos era considerada "evidente” mas que se encontra ameaçada pela “onda de positivismo na doutrina jurídica contemporânea”.

“Indivíduos, comunidades e Estados sem o guia da verdade moral objectiva tornam-se egoístas e sem escrúpulos”, tornando o mundo “um lugar perigoso para viver”.
...
Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
Veja também "Santa Sé pede esforço para aumentar confiança entre os Estados". Destaque:

Na opinião da Santa Sé, “a promessa do Estatuto de Roma reside em última instância em sua habilidade para refinar ainda mais o direito das nações (ius gentium) em que as normas reconhecidas universalmente são superiores às leis dos Estados e que exige prestar contas perante a comunidade global”.
Related Posts with Thumbnails