segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As ideias da Tea Party

O movimento conhecido como Tea Party (festa do chá) é, com folga, o principal fato novo do período eleitoral dos Estados Unidos. Em 2 de novembro, os americanos renovarão parte do Senado, toda a Câmara de Representantes e escolherão alguns novos governadores influenciados pelo discurso ultraconservador do grupo, inspirado em um episódio ocorrido no século XVIII e que serviu para catalisar o movimento de independência americana. A força da Tea Party do século XXI tem origem na reação ao resgate financeiro, pela Casa Branca, de bancos e outras companhias afundados na crise econômica de 2008. Hoje, é um grupo heterogêneo de políticos e personalidades – majoritariamente ligados ao partido Republicano – que propagam uma série de ideias polêmicas sobre economia, mas também sobre política social, relações internacionais, direitos civis e religião. São ideias que, se forçam a agenda conservadora do partido Republicano, ameaçam a credibilidade da Tea Party.
...
Como afirmou o próprio Barack Obama em uma recente entrevista à revista Rolling Stone, é difícil definir o que é a Tea Party, pois o grupo ainda "está se definindo". Não há uma hierarquia formada e nem líderes eleitos, mas sim um movimento que desfruta de financiadores muito ricos, políticos de destaque e, principalmente, apoio popular. A proliferação de ideias polêmicas serviu para tornar o grupo conhecido, mas muitos de seus adeptos foram ridicularizados pela imprensa, tradicionalmente dominada por democratas. O resultado foi o fechamento de alguns eventos políticos do Tea Party para jornalistas e o expurgo de quem ultrapassa os limites da lei. O caso mais famoso é o de Mark Williams, um apresentador de rádio que liderava o "Expresso Tea Party". Depois de chamar Alá (Deus muçulmano) de deus-macaco – e posteriormente pedir desculpas aos hindus que veneram Hanuman, um legítimo Deus-macaco – ele publicou um post com tom racista em seu blog, o que provocou sua expulsão do grupo. Assim, mesmo em meio a polêmicas, a Tea Party vai crescendo. Segundo levantamento do jornal The New York Times, os candidatos apoiados pelo grupo podem conseguir até 33 vagas na Câmara dos Representantes e oito no Senado, suficiente para fazer suas vozes serem ouvidas ainda mais.

Fonte - Revista Época

Nota DDP: Interessantemente, as questões ligadas ao descanso dominical encontram vértice no puritanismo inglês, fortemente atrelado ao Tea Party.
Related Posts with Thumbnails