quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fome atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

Um estudo revelou que pelo menos 1 bilhão de pessoas sofrem de desnutrição em todo o mundo. A estimativa foi feita pelo Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI, na sigla em inglês).

Intitulado “Índice Global da Fome 2010″, o estudo revelou também que quase a metade dos afetados são crianças, com os níveis mais altos de desnutrição infantil ocorrendo na África Subsaariana e no sul da Ásia.

Número de desnutridos voltou a subir

Ainda de acordo com o estudo, o número de desnutridos em todo o mundo voltou a subir, após ter diminuído entre 1990 e 2006, por causa da crise econômica e do aumento nos preços dos alimentos. Hoje, esse número abrange cerca de um sétimo da população mundial.

A situação em três países africanos, Chad, Eritreia e República Democrática do Congo, foi considerada “extremamente alarmante”. Segundo o IFPRI, a situação é “alarmante” em outros 26 países. Entre os países latino-americanos, Bolívia, Guatemala e Haiti vivem uma situação considerada “grave”. Brasil, Uruguai, Argentina e Chile foram apontados com baixos níveis de desnutrição.

Fome: menos de 1.800 quilocalorias por dia

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Segurança Alimentar considera que uma pessoa passa fome quando consome menos de 1.800 quilocalorias por dia.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails