sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto seguido de tsunami deixa ao menos 3 mortos no Japão

O terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira, seguido de um tsunami com ondas de até dez metros de altura, deixou ao menos três mortos e causou sérios estragos em diversas cidades da região, informa a imprensa local.

Imagens da emissora de televisão japonesa NHK mostram carros, barcos e até mesmo casas sendo levados pelas ondas gigantes na províncias de Aomori, Miyagi e Iwate.

O terremoto também causou vários incêndios, entre eles um de grandes proporções em uma refinaria na província de Chiba, sem relatos de vítimas até o momento.

Na capital japonesa, o terremoto disparou os alarmes dos edifícios e fez com que as pessoas saíssem assustadas às ruas.

O tremor também paralisou em todo o país, segundo a companhia ferroviária JR East, os serviços do "shinkansen", o trem-bala japonês.

O terremoto, que ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 de Brasília) e alcançou 7 graus na escala japonesa --o nível máximo, teve epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de dez quilômetros.

O Japão, situado no "anel de fogo do Pacífico", sofre frequentes terremotos, que raramente causam vítimas devido às rígidas normas de construção vigentes no país.

Após o terremoto que ocorreu há dois dias no país, a Agência Meteorológica japonesa advertira que durante uma semana poderia haver réplicas, embora tenha sido estimado que a intensidade máxima seria de magnitude 4 pela escala japonesa --cujo nível máximo é 7.

Fonte - Folha
Related Posts with Thumbnails