segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jerusalém: Líderes cristãos e judaicos querem «curar» mundo em crise

Representantes do Grão Rabinato de Israel e da Santa Sé falaram sobre o «desafio da fé e da liderança religiosa numa sociedade secular»

Cidade do Vaticano, 01 abr 2011 (Ecclesia) – Líderes cristãos e judeus consideram que é preciso “curar” uma sociedade moderna “desprovida de sentido de pertença, propósito e significado”.

Num comunicado publicado hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano, a Comissão Bilateral que conta com representantes do Grão Rabinato de Israel e da Santa Sé refere que “a sociedade secular moderna trouxe muitos benefícios” mas “o consumismo desenfreado e uma ideologia niilista com um foco exagerado no indivíduo, à custa do sentido coletivo, levaram a uma crise moral”.

Essa “emancipação” do indivíduo levou a que, “ao longo do último século, tenhamos assistido a episódios de violência e barbárie sem precedentes”, apontam ainda aqueles responsáveis.

Perante este quadro, os responsáveis cristãos e judaicos pretendem, “de acordo com as suas respetivas tradições”, transmitir à sociedade “esperança e orientação moral”, relevando a importância da oração, “como expressão de uma consciência de Deus” e também como “meio de afirmar essa consciência e os imperativos morais que a acompanham”.

Com o objetivo de contribuírem para “a cura do mundo”, os líderes religiosos convidam as suas comunidades a “darem testemunho de Deus” e a reforçarem a sua aposta na educação dos jovens e no auxílio aos mais desfavorecidos.

O “compromisso religioso” deve concretizar-se também através de maior ligação com os meios de comunicação social e com as instituições de direito civil, fomentando a paz e a justiça.

A Comissão Bilateral da delegação do Grão Rabinato de Israel e do Comité para as Relações Religiosas da Santa Sé com o Judaísmo esteve reunida pela 10ª vez, entre 29 e 31 de março, na Fundação Konrad Adenauer, em Jerusalém.

O tema principal do encontro foi precisamente “O desafio da fé e da liderança religiosa numa sociedade secular”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Veja também "Vaticano: Cristãos e budistas devem «trabalhar juntos pelo bem comum»"e "Judeus e católicos esperam assinatura dos Acordos Santa Sé-Israel".
Related Posts with Thumbnails