terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Europa a virar à direita

Desde há muito tempo que me habituei a não me preocupar com as mudanças e até convulsões políticas que um pouco por todo o mundo vão surgindo. Agora, cada vez que surge algum motivo de especial atenção, para mim trata-se apenas de constatar o que sucede e tentar perceber como é que tudo isso encaixa ou encaixará no nosso entendimento profético.

Recentemente, foi o que fiz quando começaram os tumultos sociais no norte de África e Médio Oriente. Nessa ocasião, vi alguns comentários preocupados com a hipótese de osgrupos fundamentalistas islâmicos assumirem a supremacia e o poder nas nações afetadas, o que poderia colocar em causa a segurança dos países ocidentais.

Ainda que essa fosse uma possibilidade, fiquei, e ainda estou, atento para ver como isso - muito provavelmente - não se concretizará, pois sabemos que à medida que nos aproximamos do fim da História da terra apenas dois poderes se destacarão, e nenhum deles está ligado ao islamismo sob qualquer das suas formas. Ao mesmo tempo, sei que,mais tarde ao mais cedo, de uma forma ou de outra, são os Estados Unidos que assumiram preponderância também nesses locais.

Creio que atualmente podemos estar a ser testemunhas de um outro desenrolar da História potencialmente significativo para aquilo que realmente nos interessa.

Desde há alguns anos, e agora podemos confirmá-lo, a Europa ocidental tem vindo a assistir a uma viragem à direita, politicamente falando. Um após outro, todos os partidos da esquerda política que exerciam poder têm vindo a ser afastados dessa posição - os povos parecem estar cada vez mais a escolher como seus representantes os partidos de direita.

Na Europa ocidental, apenas dois países resistem ainda a este fenómeno: Espanha, com eleições marcadas para novembro e onde se prevê essa mudança; e Grécia, talvez a nação europeia onde a população está mais ansiosa por eleger novos governantes.

Porque é que isto me parece importante (e o futuro, creio que a breve prazo, encarregar-se-á de o confirmar ou desmentir...)? Pela simples e única razão que é nesta ala política que o cristianismo encontra maior acolhimento. E, escuso de lhe relembrar qual é, historicamente e até hoje, a denominação maioritária entre os cristãos, curiosamente sediada na velha Europa e que a Bíblia profetiza que reassumirá o grande poderio que perdeu em 1798...

Daqui vem que poderemos (repare que não estou a defender qualquer tipo de cumprimento profético, apenas a sugerir a possibilidade!) estar perante o início de um processo que conduza a um retorno do poder religioso católico romano aos cenários de governação política.

Poderá ser mesmo assim? Em primeiro lugar, é garantido que isso acontecerá, pois a Bíblia afirma-o; depois, e como já referi noutro comentário, a nós apenas nos falta saber o quando e o como de tudo isso. E aquilo que julgo, no mínimo, como hipótese, é que esta viragem à direita talvez não seja apenas e só um simples pormenor histórico no meio de todo este alcance e cumprimento profético.

Se Deus nos permitir, aqui estaremos para o confirmar.

Entretanto, mantenha-se atento: "portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus" (Efésios 5:15-16).

Fonte - O Tempo Final
Related Posts with Thumbnails