quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cristão na Europa: Encontros em 150 cidades

No sábado de 12 de maio, a manifestação principal terá lugar em Bruxelas, conectada com outros locais de outras capitais européias onde os movimentos e associações exporão uma manifestação programática

Como anunciou a agência católica Zenit antes da Páscoa, estão sendo providenciados os últimos detalhes para a grande manifestação "Juntos pela Europa", que lançará um manifesto sobre o tema da unidade no velho continente, partindo dos valores do cristianismo. Bruxelas será o principal centro, no entanto, mais de 300 movimentos e comunidades de diferentes confissões tratarão de contribuir para construção da "nova Europa do espírito" em diferentes capitais européias, para despertar e renovar as raízes cristãs do continente. A manifestação se inspirou no encontro dos movimentos eclesiais e de novas comunidades que surgiram ne igreja católica a partir do convite de João Paulo II no pentecostes de 1998.

No anto seguinte, em 31 de outubro de 1999, se encontraram em Ottamaring (Alemanha) os responsáveis de diferentes movimentos católicos e evangélicos depois de terminada a cerimônia para a assinatura da Declaração Conjunta entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial sobre a doutrina da justificação.

Desta maneira começaram novas relações, donde nasceu o encontro público na catedral de Munique em 08 de dezembro de 2001, em que muitos membros de 45 movimentos, comunidades e grupos de igrejas católicas, evangélicas e livres formaram o «pacto do amor recíproco», fundado em sua comunhão. Stuttgart foi a sede de três encontros (2004, 2007 e 2009), com os objetivos de difundir o espírito de comunhão e analisar juntos as realidades das próprias nações.

No ano passado, em Loppiano (Florença), o congresso “Em Tua Palavra... caminhamos juntos” foi o momento de reflexão e de preparação para o grupo italiano da manifestação italiana deste ano que se levará a cabo em Roma, no Campidoglio, a partir das 15.30 hrs. Haverá outros encontros na Eslovênia, Hungría, Bélgica, França, Eslováquia... para propor as bases da manifestação européia.

As associações do Comitê promotor de Roma: Ação Católica, Associação Int.le Caterinati, a Comunidade de Sant’Egidio, a Comunidade Gesù Risorto, a Comunidade Nuovi Orizzonti, a Comunidade Quinta Dimensione, a Comunidade Vittoria di Dio, os Cursillos de Cristianidad, as Equipes Notre Dame, a Instituição Teresiana, o Movimento dos Focolares, o Movimento por um Mundo Melhor, Regnum Christi, Renovamento no Espírito Santo, Turris Eburnea prepararam un rico programa que prevê mesas redondas e entrevistas sobre a família, um caleidoscópio sobre a integração e o diálogo, propostas para o bem comum e uma economia justa, além de coreografias e concertos de diferentes grupos.

Fonte - Vatican Insider
Related Posts with Thumbnails