quarta-feira, 18 de abril de 2012

FMI admite "desintegração da zona euro"

O Fundo Monetário Internacional (FMI) já admite a "desintegração da zona euro".

No relatório da primavera do World Economic Outlook, hoje publicado, documento que reflete a posição oficial do Fundo, foram incluídos vários riscos extremos.

"O incumprimento desordeiro e a saída de um membro da zona euro" é um dos cenários em cima da mesa. As potenciais consequências de um evento deste tipo "são imprevisíveis", alerta o FMI.

A Grécia tem sido referida como o país que está mais à beira deste 'precipício'. Mas deixa recados às economias que se seguem. Portugal, por exemplo.

A instituição, que até agora tem sido muito cautelosa neste tipo de avisos, vai mais longe.

"Se um evento deste tipo ocorrer, é possível que outras economias percecionadas como tendo características de risco semelhantes fiquem sob pressão severa também, com um pânico total nos mercados financeiros e a fuga de depositantes de vários sistemas bancários".

Assim, continua, "nestas circunstâncias uma desintegração da área do euro não poderá ser posta de parte". "Os contágios financeiros e reais a outras regiões, especialmente aos países emergentes da Europa, serão provavelmente muito grandes".

E conclui: "Isto poderá causar grandes choques políticos que poderão agravar o stress económico até níveis bem acima daqueles que se seguiram ao colapso do Lehman [Brothers, o banco norte-americano que faliu em 2008].

Uma situação desta gravidade, explica o Fundo no editorial da publicação, "sugere que as economias global e da zona euro poderão cair, respetivamente, 2% e 3,5% num horizonte de dois anos face às projeções" agora divulgadas.

O FMI está inquieto com a crise da zona euro e já fala num cataclismo financeiro maior do que o que se seguiu ao colapso do Lehman Brothers

Fonte - Dinheiro Vivo
Related Posts with Thumbnails