quarta-feira, 18 de abril de 2012

Outra guerra no Oriente Médio?

Pressões sobre o programa nuclear do Irã partem de uma visão errada sobre o povo e o regime da República Islâmica. Por Fareed Zakaria*

Barack Obama vem tentando esfriar a febre da guerra que, de repente tomou conta de Washington no início deste mês. Mas a visita do primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu e a enxurrada de declarações que o rodearam criaram uma dinâmica perigosa. É fácil ver como as coisas se movem em direção a guerra. E é difícil ver como eles não o fazem.

A pressão está aumentando sobre o Irã, mas não há discussões sérias de resultados negociados. Israel tem sido cada vez mais explícito ao dizer que pode lançar um ataque de verão. Obama tem aumentado as suas ameaças de ataques militares também, limitando o seu campo de manobra. E candidatos presidenciais republicanos imediatamente considerarão qualquer solução negociada – não importa o quão abrangentes sejam as exigências das inspeções – como uma traição.

Logo, ou o Irã de repente e se renderá completamente – e quando é que os países fizeram isso sob pressão estrangeira? – ou Israel vai atacar. E o governo israelense sabe que a janela apresentada pela temporada política dos Estados Unidos está se fechando. Se atacasse até novembro, teria a garantia de apoio incondicional de Washington. Depois de novembro, a resposta americana se torna menos previsível. O relógio está correndo.
...
Na verdade, toda a estratégia punitiva contra o Irã se baseia na noção de que o Irã está calculando os custos dessas pressões e mudará suas políticas em consequência. A questão agora não é se o Irã pode ser racional, mas se os Estados Unidos e Israel podem avaliar cuidadosamente as consequências de uma guerra preventiva – dentro do Irã e mais além – e pesá-los contra seus benefícios limitados e temporários.

* Editor da revista TIME; apresentador do programa Fareed Zakaria GPS na rede CNN; e autor de O Futuro da Liberdade: A Democracia Iliberal nos Estados Unidos e no Mundo

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails