Um terremoto de magnitude 8.2 atingiu a costa leste da Rússia na sexta-feira (24), provocando um breve alerta de tsunami, retirado logo depois. Segundo autoridades dos serviços de emergência russos, o tremor não causou vítimas ou danos consideráveis.
O epicentro do terremoto foi localizado a uma profundidade de 620 km no mar de Okhotsk, 390 km a oeste da cidade mais próxima, Petropavlovsk-Kamchatsky, afirmou o Serviço Geológico dos EUA.
O terremoto foi sentido em Petropavlovsk-Kamchatsky, a principal cidade na península de Kamchatka e onde fica uma base de submarinos nucleares, e na ilha de Sakhalin, onde está localizado o maior projeto de gás natural liquefeito da Rússia.
Autoridades de emergência regionais emitiram um alerta de tsunami para as ilhas Sakhalin e Kurilas, aconselhando os moradores de áreas perigosas a buscar terreno elevado, mas o aviso foi suspenso alguns minutos mais tarde.
Moradores do norte do Japão também sentiram o tremor, mas não houve alerta de tsunami da agência meteorológica japonesa.
Nota DDP: Veja também "Terremoto de 5,7 graus de magnitude atinge a Califórnia".