quinta-feira, 12 de junho de 2014

50 anos do Concílio: reforçar o diálogo com o mundo e incrementar o ecumenismo

Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, na edição de hoje do nosso quadro "Nova Evangelização e Concílio Vaticano II" o Arcebispo de Londrina (PR), Dom Orlando Brandes – na esteira da edição passada –, continua suas considerações sobre a implementação do Concílio na realidade da Igreja em nossos dias, à distância de 50 anos do grande evento religioso do Séc. XX, que constituiu uma "Primavera na vida da Igreja".

Dom Orlando destaca o diálogo com o mundo e o ecumenismo como desafios pastorais de primeira grandeza propostos pelo Vaticano II, reconhecendo, contudo, tratar-se exatamente dos pontos talvez hoje mais fracos na atual situação da Igreja: diálogo com o mundo, inculturação, diálogo da fé e da ciência. O arcebispo de Londrina diz ter a impressão de que ao longo destes 50 anos do Concílio a Igreja se voltou mais para a Lumen gentium do que para a Gaudium et spes, enfatizando que o diálogo com o mundo só pode fazer um grande bem à Igreja.

Dom Orlando retoma o tema do ecumenismo qual ponto decisivo para João XXIII, impulsionado por João Paulo II e levado adiante por Bento XVI, mas diz ser o irmãozinho pobre, o ponto fraco sobre o qual se deve avançar muito mais. Por outro lado, fala dos avanços enormes no campo dos meios de comunicação na Igreja, reconhecendo neste âmbito um dos pontos mais altos desenvolvidos a partir do Vaticano II.

Related Posts with Thumbnails