sábado, 14 de junho de 2014

Especialista prevê "grande batalha" no leste ucraniano

Separatistas do leste ucraniano abateram avião militar em Lugansk, matando seus 49 ocupantes. Para Kyryl Savin, diretor do escritório da Fundação Heinrich Böll em Kiev, conflito já é uma guerra, da qual Rússia faz parte.

Depois do ataque a um avião militar ucraniano que matou 49 soldados, o presidente Petro Poroshenko prometeu neste sábado (14/06), em Kiev, dar "uma resposta adequada" aos separatistas pró-russos que derrubaram a aeronave de transporte militar na madrugada deste sábado.

"Os que estão envolvidos neste ato cínico de terrorismo em tão grande escala serão certamente punidos. A Ucrânia precisa de paz. Mas os terroristas vão receber uma resposta adequada", disse Poroshenko em comunicado.

Ainda na sexta-feira, o Departamento de Estado americano acusou a Rússia de fornecer tanques e armamento pesado aos separatistas na Ucrânia. A porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, afirmou que nos últimos três dias entraram na Ucrânia, através da localidade de Snizhne, vários tanques e outros veículos com capacidade bélica.

Em entrevista à Deutsche Welle, Kyryl Savin, diretor do escritório da Fundação Heinrich Böll em Kiev, disse que as armas russas já estão presentes há bastante tempo em território ucraniano e que, agora, negociações de paz são praticamente impossíveis. "Acredito que agora os militares irão, de fato, agir de forma ainda mais dura contra os separatistas. Pois o ódio da população é grande", disse Savin, acrescendo que "a próxima coisa que vamos ver é uma grande batalha pela cidade de Lugansk."

Related Posts with Thumbnails