terça-feira, 3 de junho de 2014

Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos

Brasília, 03 de Junho de 2014 (Zenit.org) Lilian da Paz | 147 visitas

Desde o último domingo, 1º de junho, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic) promove a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A iniciativa tem mais de 100 anos e é organizada todos os anos, em todo o mundo, pelo Conselho Pontifício para Unidade dos Cristãos (CPUC) e Conselho Mundial das Igrejas (CMI).

Com o tema Acaso o Cristo está dividido?, inspirado na passagem da epístola de São Paulo aos Coríntios (1 Cor, 1-17), a Semanatermina no próximo domingo, 8 de junho. O material da celebração ecumênica foi produzido por fieis de diversas igrejas cristãs do Canadá e distribuído para os países participantes.

Em entrevista ao Zenit, Zulmira Inês L. Gomes da Costa, secretária da diretoria do Conic Nacional, conta que a Semana tem o propósito de levar os irmãos de diversas denominações cristãs à oração uns pelos outros, gerando comunhão. “Cristo pediu a nós a unidade. Ele mesmo falou: que todos sejam um para que o mundo creia. Ele não pediu divisão”.

A Semana propõe, além dos momentos de oração e reflexão entre as igrejas cristãs, celebrações ecumênicas em várias regiões do país. Em Brasília (DF), por exemplo, haverá três ritos ecumênicos entre os dias 3 e 5 de junho, em três templos com denominações distintas: paróquia São José Operário (Igreja Católica Romana), Igreja Episcopal de Confissão Luterana e Igreja Presbiteriana Unida, respectivamente.

Zulmira é servidora pública e faz parte da Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia (Isoa). Entrou para o Conic em 1998 e trabalhou em todas as Campanhas da Fraternidade Ecumênicas desde então. Ela é a primeira integrante da diretoria da entidade a representar a Igreja Síria Ortodoxa. Também exerce a função de coordenadora do Grupo Ecumênico de Brasília (GEB).

Com estas atividades, ela aprende dia após dia a respeitar a crença dos irmãos. “Há um ponto em comum e um mistério em todas as religiões. Todas se fazem as perguntas: ‘De onde vim? Para onde vou? Por quê existo?’ Este mistério nos une”, explica.

Ela ainda completa: “Uma amizade não pode se romper depois que descobrimos que um amigo pertence a uma religião diferente da nossa. O princípio básico do ecumenismo e do diálogo inter-religioso é o respeito pelo outro, que não me permite ofendê-lo mas caminhar com ele. Aqui, no Brasil, não precisamos importar o ódio presente em diversos países”.

A Semana de Oração pelo mundo

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece em períodos diferentes no hemisfério norte e sul. No primeiro, o momento foi instituído em 1908 e é comumente celebrado entre os dias 18 e 25 de janeiro, por ocasião da solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo.

Já no hemisfério sul, a Semana é conduzida no período que antecede a solenidade de Pentecostes, desde 1926. Pertence a este hemisfério o país que irá organizar a próximaSemana, em 2015: o Brasil. “Queremos uma celebração com muita evidência, assim como acontece com as Campanhas da Fraternidade”, sublinha Zulmira.

Conic

Fundado em 1982, na cidade de Porto Alegre (RS), o Conic tem a missão de se empenhar pela unidade das igrejas, de acordo com o Evangelho de Cristo e as exigências do Reino. Desta maneira, a entidade assume a responsabilidade pela garantia dos direitos e deveres de cada pessoa humana, permitindo a plena dignidade de cada indivíduo.

As primeiras articulações para formação do Conselho começaram em 1975. Ao todo, foram realizadas 13 reuniões com as presenças da Igreja Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil e Metodista.

Com sede em Brasília, a entidade promove as relações ecumênicas e inter-religiosas em prol dos direitos humanos. Atualmente fazem parte do Conic as cinco maiores expressões de igrejas históricas que, juntas, partilham o diálogo e a valorização da vida humana:

- Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) - www.cnbb.org.br
- Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) - www.ieab.org.br
- Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - www.luteranos.com.br
- Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia (ISOA) - www.igrejasiria.webnode.com.br
- Igreja Presbiteriana Unida (IPU) - www.ipu.org.br

Dentro da estrutura do Conic existem também duas comissões que auxiliam no desenvolvimento dos trabalhos da entidade. São elas a Comissão Teológica e a Comissão Jurídica.

A primeira é formada por teólogos das igrejas que integram o Conic. Eles refletem, em uma perspectiva ecumênica, sobre temas ligados à área de atuação, como batismo, confissão, comunhão, casamento, diálogo inter-religioso, entre outros. Já a segunda é formada por advogados que amparam a entidade em assuntos de ordem jurídica.

Fonte - Zenit
Related Posts with Thumbnails