quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vaticano: Papa espera «nova etapa» de diálogo nas relações entre católicos e evangélicos

Francisco recebeu delegação da Aliança Evangélica Mundial

Cidade do Vaticano, 06 nov 2014 (Ecclesia) - O Papa recebeu hoje no Vaticano uma delegação da Aliança Evangélica Mundial, perante a qual deixou votos de que surja uma “nova etapa” nas relações entre católicos e evangélicos para a promoção da unidade entre os cristãos.

“Confio que o Espírito Santo, que infunde na Igreja com o seu sopro poderoso a coragem de perseverar e de procurar novos métodos de evangelização, possa inaugurar uma nova etapa nas relações entre católicos e evangélicos, uma etapa que permita realizar de maneira cada vez mais plena a vontade do Senhor de levar o Evangelho até aos confins da terra”, declarou.

Francisco disse que o “mistério da unidade da Igreja” precede as divisões, lamentando que persistam “rivalidades e conflitos” entre as várias comunidades cristãs.

Esta situação, precisou, “enfraquece” a capacidade de dar um testemunho comum da fé “em todas as nações”.

“A realidade das nossas divisões deturpa a beleza da única túnica de Cristo, mas não destrói completamente a profunda unidade gerada pela graça em todos os batizados”, assinalou Francisco.

Neste sentido, o Papa sustentou que “a eficácia do anúncio cristão” seria maior se os cristãos “superassem as suas divisões” e pudessem celebrar juntos os sacramentos, “difundir a Palavra de Deus e testemunhar a caridade”.

A Aliança Evangélica Mundial é uma rede de igrejas presentes em 129 países, congregando mais de 600 milhões de pessoas.

Francisco mostrou-se satisfeito pelo estabelecimento de “relações de fraternidade e de colaboração” entre católicos e evangélicos em vários países, elogiando o diálogo bilateral ao mais alto nível que permitiu encontrar “caminhos para superar preconceitos”.

“Asseguro-vos a minha oração e peço-vos que rezeis por mim e pelo meu ministério”, concluiu.

Fonte - Ecclesia
Related Posts with Thumbnails