segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ecologia: Papa Francisco é um «embaixador da causa da conservação da natureza»

Responsável em Portugal do World Wild Fund for Nature falou sobre encíclica «Laudato si»

Sines, Setúbal, 06 jul 2015 (Ecclesia) – A diretora do “World Wild Fund for Nature” em Portugal, uma organização não-governamental de defesa do ambiente que opera em mais de 100 países, destacou a importância da nova encíclica do Papa dedicada à Ecologia.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, Ângela Morgado classificou Francisco como um “embaixador da causa da conservação da natureza”, num documento que conjuga “a parte espiritual” com o que de “mais básico” a humanidade tem, “que é a parte natural”.

“Penso que o Papa considerou muito bem todas as componentes e fez um apelo claro para que os líderes de opinião se concentrem nos problemas naturais que são base de toda a vida humana e da qualidade de vida na terra”, salientou aquela responsável, sobre a encílica "Laudato si", recentemnte publicada.

Ângela Morgado esteve este sábado no Centro de Artes de Sines, no âmbito da entrega dos prémios da edição deste ano do festival “Terras Sem Sombra”, certame que a Diocese de Beja promove desde 2003.

O “World Wild Fund for Nature” foi um dos distinguidos, na categoria da salvaguarda da Biodiversidade.

Os outros galardoados foram o Centro Nacional de Cultura e o musicólogo espanhol Ismael Garcia de la Cuesta, respetivamente na categoria da Música e da valorização do Património Cultural.

Criado em 1961, o WWF tem atualmente em marcha um projeto em vários países da bacia mediterrânica, incluindo Portugal, que visa a conservação da biodiversidade desta macrorregião e a utilização sustentável dos recursos naturais em benefício de todos.

“A WWF tem quatro prioridades em termos de trabalho, uma é o programa florestal, que tem a ver com a conservação de tudo o que é terrestre; outra é o programa de água doce, que tem a ver com o clima e o consumo excessivo que fazemos; por outro lado a componente das alterações climáticas e o programa marinho que visa combater a pesca insustentável e chamar a atenção para um consumo mais responsável de peixe”, explicou.

Presente em Portugal desde 1995, a organização esteve entre outros projetos envolvida na constituição do Parque Natural do Vale do Guadiana, na iniciativa “Um Cordão Verde para o Sul de Portugal”, na área da conservação de ecossistemas e no Programa Sobreiro, que visa a proteção, recuperação e gestão dos montados de Sobreiro no Mediterrâneo.

Destaque também para a ação da WWF – Portugal para a defesa e preservação do lince ibérico, espécie que há bem pouco tempo corria sérios riscos de extinção.

Fonte - Ecclesia
Related Posts with Thumbnails