quinta-feira, 23 de julho de 2015

Prefeito de Nova York: O Papa é a voz moral forte no mundo

Bill de Blasio, durante encontro para prefeitos no Vaticano, falou sobre a figura do Pontífice e a sua próxima viagem aos Estados Unidos

O prefeito de Nova York disse que nada poderia ser mais encorajador e inspirador do que ter o Papa Francisco, "a voz moral mais forte no mundo de hoje", convocando as principais forças políticas para a ação.

Foi o que disse Bill de Blasio.na terça-feira durante o encontro de dois dias no Vaticano intitulado “Escravidão moderna e Mudanças climáticas: O Compromisso das Cidades", organizado pela Pontifícia Academia Ciência, Ciências Sociais e pelas Nações Unidas.

"Esta foi uma reunião extraordinária e o Papa, mais uma vez, mostrou-nos um novo tipo de liderança", disse o prefeito. Especialmente "ao reunir prefeitos de todo o mundo e líderes que querem tomar medidas sobre as mudanças climáticas e contra o tráfico humano neste momento". "Esta é a maneira de mudar o paradigma", disse ele.

“Sua Santidade, disse o prefeito de Nova York, está "muito consciente" desta reunião estratégica para combater os problemas mundiais. Reunir prefeitos, disse ele, foi "uma ação extraordinariamente eficaz, porque várias pessoas com ideias afins naquela sala, agora, estão comprometidas com a ação e em realiza-la rapidamente para causar um impacto nas questões mundiais, lembrando que existe sempre a realidade da vida humana e a força em números. Eu acho que é um lembrete de que muitos líderes de todo o mundo, localmente, querem incentivar seus governos a agirem e querem liderar pelo exemplo".

"Para mim foi um grande privilégio fazer parte disso. Imediatamente comecei a pensar sobre o que mais poderíamos fazer olhando para o futuro. Certamente teve o efeito desejado sobre mim...de fazer mais e o mais rápido possível".

O prefeito disse que não cumprimentou Francisco, mas teve "a honra de estar na sala" quando ele falou para todos os prefeitos. "Foi muito legal estar perto dele", afirmou.

"Sua voz é muito inspiradora. Acho que muitas pessoas o veem pela TV, leem seus escritos, e isso é o que nos inspira. Será uma honra passar algum tempo com ele em Nova York em setembro. Mas apenas ouvi-lo falar, hoje, o poder de sua voz, e pensar no significado da encíclica, foi incrível", disse Blasio.

A encíclica, continuou o prefeito, é "um documento extraordinariamente importante", tem "força" e transmite a "necessidade de mudança".

Quando perguntado sobre as práticas injustas no comércio e na política, que o Papa criticou, o prefeito disse acreditar que "ele está convocando o mundo dos negócios e o governo...Acho que ele está dizendo que as instituições ao redor do mundo falharam e nós temos que nos esforçar mais em determinadas questões".

"Francisco certamente não tem medo de falar sobre as questões do sistema capitalista, que é necessário", disse ele.

O prefeito descreveu a encíclica como "equilibrada". "No documento, o Papa Francisco fala da responsabilidade individual; a responsabilidade da maioria dos cidadãos de não serem tão obcecados pela cultura do consumo. Eu acho que é muito, muito equilibrado".

O prefeito disse que o Papa com "elegância" e "força" mostrou em seu discurso como as questões sobre o tráfico de seres humanos, a pobreza e as mudanças climáticas estão interligados. "Se não estamos cuidando da terra, se não temos uma economia justa, se estas duas realidades são baseadas em decisões empresariais e governamentais que não fazem sentido, infelizmente, estão entrando em um ciclo negativo".

Visita a Nova York

A viagem apostólica do Santo Padre aos Estados Unidos terá lugar de 22 a 27 de setembro. No dia 24 Francisco estará em Nova York. ZENIT perguntou ao prefeito sobre os preparativos para a visita apostólica e quais são as expectativas.

"Eu acho que vai ser extraordinário", respondeu o prefeito sorrindo. "Eu acho que vai acontecer durante a semana anual da ONU. Então, logisticamente, haverá muito o que fazer. E isso demanda um grande esforço por parte da cidade para acomodar tanto a visita do Papa como a semana da ONU, mas estamos prontos. Estamos nos preparando há meses, trabalhando em estreita colaboração com o Cardeal Dolan e sua equipe e, claro, com representantes do Vaticano nos Estados Unidos. Então, eu acho que vai ser um momento extraordinário e acho que a emoção que os nova-iorquinos sentem por este Papa irá se manifestar nas ruas da cidade".

"O Cardeal Dolan é um grande amigo", acrescentou ele. "Nós temos falado sobre esta visita há meses... Eu acho que há uma grande colaboração entre a arquidiocese, a cidade, o governo ... Estamos muito confiantes sobre esta visita”.

Quando questionado sobre sua opinião pessoal sobre a mensagem que o Papa dará ao Congresso e Washington, o prefeito de Blasio disse: "Eu espero que tenha um "efeito de limpeza" no Congresso dos Estados Unidos".

"A mensagem do Papa precisa ser ouvida em Washington. As ideias de combater a desigualdade e criar uma realidade mais justa economicamente têm sido ignoradas. O momento não poderia ser melhor", disse o prefeito. "Eu acho que ele tem a capacidade de penetrar em tudo isso e de ser um sinal de alerta para o Congresso".

Fonte - Zenit

Nota DDP:
O mundo está se maravilhando atrás do papa...
Related Posts with Thumbnails