O Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso manifesta, numa carta dirigida a todos os hindus por ocasião da festa Diwali, o desejo de “cristãos e hindus trabalharem por um desenvolvimento integral da pessoa humana”.
A mensagem com o tema «Cristãos e Hindus: comprometidos no desenvolvimento integral da pessoa humana», publicada esta Sexta-feira, assinala o início da festa Diwali, a festa da luz, uma solenidade religiosa que dura cinco dias, com celebrações familiares e comunitárias.
As festas religiosas permitem “fortalecer a relação com Deus e com os outros”, exprime a mensagem assinada pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.
“Espero que a festa da luz possa reforçar essa amizade”, continua. O Cardeal Tauran afirma que para um desenvolvimento integral é necessário ter consciência “do bem para cada pessoa, comunidade e sociedade, em todas as dimensões da sua vida, seja ela social, económica, política, intelectual, emocional, espiritual e religiosa”.
O Cardeal afirma que este desenvolvimento apenas pode ser alcançado através do “reconhecimento de uma responsabilidade partilhada, através de um sério compromisso de cooperação, que advém da nossa condição humana e de pertença à família humana”, assinala.
No processo de desenvolvimento integral, a protecção da vida humana e o respeito pela dignidade dos direitos fundamentais da pessoa “é responsabilidade de todos, individualmente e colectivamente”. “Respeitar os outros implica o respeito pela liberdade de consciência, de pensamentos e religião”.
O Cardeal Tauran afirma que só quando as pessoas se sentirem respeitadas nas suas escolhas fundamentais, podem ir ao encontro dos outro e cooperar no progresso da humanidade. Este caminho, indica, “cria uma ordem social mais pacífica e contribuiu para o desenvolvimento”.
Desenvolvimento, liberdade e paz são “complementares e indissociáveis”, assinala ainda a mensagem.
O Cardeal exprime o desejo de união, construído entre “pessoas de boa vontade” para alcançar “harmonia religiosa e um desenvolvimento integral de todos”.
“Que a festa Diwali possa ser uma ocasião de trabalho conjunto e um tempo de verdadeira liberdade para todos e para o desenvolvimento integral de todos”, finaliza.
Fonte - Ecclesia