segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Que o diálogo entre Estados e Igrejas nunca pare

A Assembleia Plenária das 33 Conferências Episcopais da Europa, que decorre até ao próximo dia 4 de Outubro, prossegue em Paris, com um segundo dia marcado pelo encontro entre os participantes do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e o Presidente francês, Nicholas Sarkozy.

O encontro está marcado para a tarde desta Sexta-feira, no Palácio do Eliseu, em Paris.

O Cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo de Bordeaux e vice-presidente da CCEE, considerou que Sarkozy percebeu “a importância do encontro”.

“É um sinal positivo da atenção dada à Europa e aos representantes das Igrejas Europeias”, acrescentou.

A Assembleia Plenária da CCEE começou esta Quinta-feira e vai reflectir sobre a relação “Igreja e Estado, 20 anos depois da queda do muro de Berlim”.

No discurso de abertura, o Cardeal Peter Erdö, presidente da CCEE e Arcebispo de Budapeste, considerou ser “absolutamente necessário que o diálogo entre Estados e Igrejas nunca pare”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Ver também "Novos desafios pós-queda do muro de Berlim". Destaque:

“A Igreja pela sua missão de anúncio, não discute ideologias”, mas aponta a “dignidade e os direitos naturais do ser humano”.

Neste contexto, a Igreja católica enfrenta “desafios que pedem soluções criativas” em áreas como as relações globais, questões morais e comportamentais, de desenvolvimento tecnológico ou financeiro. “Há uma paleta diversa que se coloca à Igreja que tem, essencialmente, a preocupação de servir o homem”.


Related Posts with Thumbnails