quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quinto terremoto de quase sete graus atinge Vanuatu

Um terremoto de 6,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta quinta-feira o mar próximo de Vanuatu, o quarto depois que um primeiro terremoto de 7,8 graus provocasse um alerta de tsunami já cancelado.

O quinto tremor da manhã teve seu epicentro a 445 quilômetros ao noroeste de Santo na ilha de Luganville, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Previamente, os sismólogos tinham cancelado o alerta de tsunami para toda a região sudeste do Pacífico emitida pouco depois de produzir-se o primeiro terremoto, que ocorreu a 294 quilômetros ao noroeste de Santo. Depois se registraram três réplicas de entre 7,1 e 7,7 graus na mesma zona.

O aviso inicial do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico afetava toda sua região sudeste, em particular Vanuatu, Salomón, Nauru, Papua-Nova Guniea, Tuvalu, Nova Caledônia, Fiji, Marshall, Samoa e Tonga. Também havia possibilidade que ondas gigantes chegassem à Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, incluindo Havaí e Filipinas, a milhares de quilômetros de distância, segundo o aviso.

Como medida de precaução, as autoridades de Vanuatu ordenaram aos residentes de zonas litorâneas deixarem suas casas e deslocarem-se ao interior e a capital, Port-Vila, enquanto ainda não há dados sobre vítimas ou danos materiais.

As sirenes que avisam de um possível tsunami soaram em Fiji, Nova Caledônia e Tuvalu.

Na terça-feira passada, um tremor de 7,9 graus de magnitude causou a destruição no arquipélago de Samoa e Tonga, onde causou cerca de 200 mortos, centenas de desaparecidos, e milhares de desabrigados por casas e edifícios derrubados.

Vanuatu não está sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico" mas habitualmente sofre terremotos de magnitude superior aos 5 graus na escala Richter.

Fonte - Folha


Related Posts with Thumbnails