quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Apelo cristão aos líderes europeus sobre meio ambiente

Roma, 28 out (RV) - A Caritas Europa, a Cidse (rede de 16 agências católicas para o desenvolvimento) e a Aprodev (que reúne vinte organizações europeias ligadas ao Conselho Mundial das Igrejas), escreveram ontem uma carta aos chefes de Estado da União Européia denunciando o fracasso da recente cúpula dos ministros da fazenda sobre mudanças climáticas.

Na carta, lançam um apelo conjunto para um compromisso mais ‘sério’ neste campo, principalmente em vista da cimeira de Copenhague, de 7 a 18 de dezembro. Os líderes europeus se reúnem em Conselho amanhã e depois de amanhã, e a esperança é que colham a oportunidade perdida por seus ministros.

As três redes de inspiração cristã pedem ao Conselho Europeu que ofereça mais do que os 35 bilhões de euros prometidos ao ano para financiar a difusão de emissões reduzidas de carbono nos países em desenvolvimento e a adaptação ao impacto das mudanças climáticas.

“As negociações da ONU sobre o clima – afirmou Marius Wanders, secretário geral da Caritas Europa – precisam de uma liderança mais firme da União Européia e do seu compromisso com o financiamento”.

Entretanto, em Portugal, foi lançada a campanha “Vamos criar um clima para a justiça”, da CIDSE CIDSE, (plataforma de ONGs católicas para o desenvolvimento, sediada em Bruxelas) e Caritas Internationalis.

A campanha sugere a promoção nas comunidades católicas de momentos de reflexão e oração, alertando os párocos para a iniciativa de 13 de dezembro, quando os sinos de todo o mundo vão tocar às 15 horas, recordando os líderes mundiais presentes na Cimeira de Copenhague para a necessidade de um acordo justo e ambicioso.

Fonte - Radio Vaticano


Related Posts with Thumbnails