terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bispos da Europa saúdam o sim da Irlanda ao Tratado de Lisboa

BRUXELAS, segunda-feira, 5 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- Dom Adrianus Van Luyn, presidente da Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, saúda, em nome dos bispos europeus, o resultado "claro e conclusivo" do referendo na Irlanda sobre o Tratado de Lisboa.

O resultado positivo na Irlanda aumenta a probabilidade de ver concluir o processo de ratificação do Tratado de Lisboa até o final do ano.

"Nós, bispos da COMECE -afirma o comunicado-, seguimos de perto a reforma das instituições da UE desde a ampliação de 2004. Após a rejeição do Tratado constitucional em 2005, a UE buscou intensamente reformar suas instituições com o objetivo de adaptá-las a uma União de 27 e dotar-se de novos instrumentos para fazer frente aos desafios do século XXI".

Os bispos europeus expressam sua esperança de "que o Tratado de Lisboa permita às instituições europeias trabalhar mais eficazmente, no respeito da dignidade humana e pelo bem comum".

Desta forma, esperam que se "dote a UE de novos instrumentos que lhe permitam fazer-se entender melhor e assumir sua responsabilidade em favor de uma solidariedade em escala mundial".

Do mesmo modo, contam com que "graças às garantias concedidas à Irlanda -o direito à vida, a proteção da família e o direito dos pais a educar seus filhos- estes direitos sejam melhor garantidos em escala europeia".

E concluem expressando sua esperança de que "graças à institucionalização pelo Tratado de Lisboa (artigo 17) de um diálogo aberto, transparente e regular entre as instituições da UE e as Igrejas, teremos a possibilidade de acompanhar a União Europeia mais eficazmente em todos os setores nos quais os homens e mulheres têm necessidade de justiça e solidariedade".

Fonte - Zenit

Nota DDP: Antecipa a profecia (Dn 2), que a Europa não mais se unificará. Fixa também que no "tempo desses reis" será instituído um novo reino, fundado em uma Rocha moldada não por mãos humanas. Face ao sentido que os fatos parecem estar tomando, a pergunta que mais uma vez fica no ar é: Quanto tempo mais?


Related Posts with Thumbnails