sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mundo Enchentes e deslizamentos matam mais de 120 nas Filipinas


Pelo menos 113 pessoas morreram durante as últimas 24 horas em uma série de deslizamentos e inundações no norte das Filipinas, uma região assolada há duas semanas por vários temporais, segundo informaram fontes oficiais. No último fim de semana, outras 25 pessoas morreram devido à passagem do tufão Parma, somando 128 mortes.

Setenta das vítimas morreram em Trinidad, um vilarejo da província de Benguet, 210 quilômetros ao norte de Manila, onde cerca de trinta casas foram demolidas pelas chuvas torrenciais antes do amanhecer.

Um deslizamento de terra matou outros 17 moradores da aldeia de Abatam e outros treze também tiveram o mesmo trágico destino em outras localidades, segundo o superintendente Loreto Espinili, chefe da Polícia provincial. "Achamos que o número de mortos seguirá aumentando porque os deslizamentos foram maciços", declarou à imprensa.

Outras 26 vítimas mortais foram registradas em fatos similares em um total de cinco províncias do norte da ilha de Luzon. As chuvas afetaram grande parte do planalto central de Luzon, destruindo infraestruturas, bloqueando estradas e inundando vastas extensões de plantações de arroz, que fornecem o sustento básico para os habitantes pobres da região.

O tufão Parma, que segue rondando a região setentrional das Filipinas. Segundo metereologistas, ele está sendo empurrado desde o norte por Melor, outro temporal que causou estragos no Japão.
...
Fonte - Terra


Related Posts with Thumbnails