terça-feira, 13 de outubro de 2009

China e árabes podem eliminar dólar do comércio de petróleo

Os países do Golfo Árabe, junto a China, Rússia, França e Japão, estariam planejando substituir o dólar por uma cesta de moedas nas transações de petróleo, segundo reportagem do jornal britânico The Independent, publicada nesta terça-feira.

De acordo com o jornal, já foram realizadas algumas reuniões secretas com ministros das finanças e presidentes de bancos centrais, inclusive no Brasil, para discutir o plano. As informações, no entanto, foram negadas por líderes árabes e russos, segundo a agência de notícias Reuters, e teria provocado queda na cotação do dólar.
...
Os chineses, inclusive, acreditariam que as discussões para a mudança de sistema já estão tão avançadas, que seriam irreversíveis, afirma a reportagem.

Em editorial separado, o jornal britânico afirma que a transição do dólar é o presságio de uma nova ordem mundial e reflete as mudanças na economia mundial. "Não é difícil ver os motivos para que os exportadores de petróleo deixem o dólar: o valor da moeda americana caiu drasticamente desde a desaceleração do ano passado. E está aumentando o medo, por conta da crescente dívida pública americana, de que a moeda desvalorize mais ainda. Eles não querem vender suas mercadorias em troca de uma moeda cujo futuro é incerto."
...
Fonte - BBC

[Colaboração - Julio Cesar]


Related Posts with Thumbnails