Roma, 12 out (RV) - "Precisamos de uma nova ética mundial contra as mudanças climáticas": é o apelo lançado pela Caritas Internacional no novo relatório apresentado hoje pelo organismo católico intitulado "Justiça climática: em busca de uma nova ética mundial".
Em vista da conferência sobre o clima que se realizará em dezembro próximo na Dinamarca, no relatório a Caritas Internacional pede aos governos "para que adotem um acordo jurídico eficaz a fim de reduzir o efeito estufa e que reforcem a ajuda financeira e tecnológica aos países pobres de forma que possam se adaptar às mudanças climáticas mais severas".
"O novo relatório – explica o cardeal-arcebispo de Tegucigalpa, Oscar Andrés Rodriguez Maradiaga, presidente da Caritas Internacional – aborda temas morais baseados na Bíblia e na Doutrina Social da Igreja, buscando ir além de interesses pessoais e nacionais em favor do bem comum e capaz de gerar ações sociais e políticas".
No documento são evidenciados os sofrimentos das populações vítimas das mudanças climáticas, os meios colocados em ação para ajudá-las e as sugestões da Caritas Internacional a fim de combater o fenômeno no âmbito mundial, regional e nacional.
Fonte - Radio Vaticano