sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vaticano diz que liberdade de expressão não deve chocar com liberdade religiosa

O representante da Santa Sé no Conselho de Direitos Humanos da ONU, D. Silvano Tomasi, considerou que a liberdade de expressão não deve chocar com a liberdade religiosa.

O caminho aponta em direcção a uma implementação global das normas existentes para proteger o direito à liberdade de religião e de crença, a um uso sábio da liberdade de expressão, a uma maior sensibilidade em relação ao direito de expressar convicções religiosas”, em público ou em privado, individualmente ou em grupo, afirmou D. Tomasi.

O Arcebispo italiano intervinha numa sessão sobre o tema “Racismo, discriminação racial, xenofobia e formas relacionadas de intolerância”.

Só uma aproximação integrada, baseada no pleno respeito pelo direito à liberdade religiosa, pode ser a resposta para combater velhos e novos fenómenos de discriminação, baseados em convicções e práticas religiosas”, disse.

O líder da delegação da Santa Sé apontou o dedo ao crescimento de “manifestações de intolerância religiosa”, considerando que “praticamente todas as minorias religiosas são discriminadas no mundo”.

Neste contexto, D. Tomasi declarou que as novas tecnologias da comunicação podem ser “um recurso efectivo e contribuir para uma maior consciência da dignidade pessoal e dos direitos humanos”.

“Na nova arena digital, muito pode ser alcançado ao encontrar e conhecer as tradições e os valores de cada um, criando uma nova mentalidade de entendimento e respeito”, concluiu.

Fonte - Ecclesia

"O trabalho que a igreja tem deixado de fazer em tempo de paz e prosperidade, terá de realizar em terrível crise, sob as circunstâncias mais desanimadoras, proibitivas." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 164)


Related Posts with Thumbnails