quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O sínodo e suas proposições

Cidade do Vaticano, 20 out (RV) - Encaminha-se para a sua conclusão a II Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, em andamento no Vaticano com o tema "A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz. "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13.14).

Esta manhã, durante a 17ª Congregação geral, foi apresentado o elenco único das Proposições finais. O documento, ainda provisório, receberá as emendas necessárias e será votado pela Assembléia.
...
Entrando no específico, os Padres sinodais refletem sobre o diálogo ecumênico e inter-religioso, em particular com o Islã. A exemplo do Dia mundial de oração pela paz, realizado em Assis em 1986, o esboço de Proposições pede o respeito pela liberdade de culto e convida a não politizar a religião nem torná-la objeto étnico.

Os Padres sinodais reafirmam que a liberdade religiosa é um direito fundamental que deve ser protegido e reconhecido; pedem que as igrejas e propriedades eclesiásticas confiscadas sejam restituídas e que se diga "não" ao fundamentalismo.

Também a relação com as Religiões Tradicionais Africanas é colocada como central, não devendo tais religiões ser rejeitadas a priori, mas estudadas em comparação com a teologia. Ao mesmo tempo, o Sínodo recomenda que a Igreja seja capaz de enfrentar o exoterismo e as práticas ocultas.
...
Ademais, os Padres sinodais dedicam espaço para a grande página da Doutrina Social da Igreja, que deve ser estudada e difundida em todos os níveis. Dá-se espaço também para a tutela do ambiente, no momento em que a África registra uma desertificação sem precedentes, fazendo votos de um tratado internacional sobre o tráfico de armas e a defesa dos direitos dos migrantes, que não devem ser criminalizados.
...
Fonte - Radio Vaticano


Related Posts with Thumbnails