quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tufão atinge principal ilha do Japão; milhares são retirados de casa

Um tufão atingiu nesta quinta-feira a principal ilha do Japão, interrompendo o transporte e provocando a possibilidade de deslizamentos de terra e inundações. Não há registro de danos graves.

O tufão Melor, com ventos de até 198 km/h, estava 200 km a oeste de Tóquio e se dirigia a nordeste a 50 km por hora, informou a Agência Meteorológica.

Um total de 315 voos foi cancelado e muitos outros foram afetados. Alguns trens de alta velocidade tiveram o serviço interrompido no oeste do Japão, várias rodovias foram fechadas e milhares de pessoas foram retiradas de suas casas, informou a emissora pública NHK.

Autoridades e a imprensa local informaram que 18 pessoas pessoas ficaram feridas e casas foram danificadas em consequência do tufão.

Melor varreu a prefeitura de Aichi, na grande ilha de Honshu, por volta das 5h local (17h desta quarta-feira em Brasília), acompanhado por fortes chuvas e segue em direção ao norte da ilha.

"As estradas estão inundadas pelas chuvas", declarou Naoki Matsui, um responsável da prefeitura de Aichi, informando que ao menos sete pessoas ficaram feridas.

A TV estatal NHK informou que ao menos 18 pessoas ficaram feridas no arquipélago.

Melor, que significa jasmim em malaio, é o último de uma série de fortes tufões que varrem a Ásia nas últimas semanas.

No final de setembro, o tufão Ketsana matou cerca de 300 pessoas nas Filipinas e 150 no Vietnã.

Fonte - Folha


Related Posts with Thumbnails