terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Vaticano e a música

Roma, 20 out (RV) - Noite de música ontem, no Auditório Santa Cecília, em Roma, na presença dos padres sinodais. A Rádio Vaticano e o Secretariado do Sínodo dos Bispos, em parceria com a Prefeitura de Roma, organizaram o show "Cruz no meio do mar".

Guiado pelo grupo da Guiné-Bissau "Fifito e Bumbulum", o concerto contou com a participação de ícones da música africana, como o congolês Papa Wemba e o angolano Bonga. O grupo brasileiro Palha de Milho também deu sua contribuição, apresentando uma música fruto de sua recente turnê pela África.

Durante quase três horas, os romanos e os africanos que lotaram o auditório intercalaram músicas e momentos de reflexão sobre a realidade que vive hoje o continente e as possíveis vias para uma melhor integração, sobretudo entre África e Europa.

Saudaram o público o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic, e o diretor-geral da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi.

Dom Eterovic, falando do Sínodo em andamento, pediu a oração de todos para que a fadiga desses dias produza abundantes frutos pelo bem de toda a sociedade africana, "de cuja Igreja é alma e fermento de uma África reconciliada, justa e pacificada".

Por sua vez, Padre Lombardi ressaltou o espírito com o qual o espetáculo foi organizado, ou seja, para que as mensagens e o documento final que o Sínodo produzirá entrem na vida cotidiana das pessoas e, nesse sentido, a música, em especial na África, pode dar sua valiosa contribuição.

No final, os padres sinodais deixaram a timidez de lado e também aderiram ao entusiasmo dos presentes, esboçando alguns passos de dança.

Fonte - Rádio Vaticano

Nota DDP: E tem gente que continua duvidando do aspecto unificador da música. Normalmente são os mesmos que citam o culto dos irmãos africanos para justificar novas práticas dentro da Igreja. Veja também "Agenda das religiões no mundo pós-moderno".


Related Posts with Thumbnails