As mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas, podem desencadear erupções vulcânicas e outros incidentes geológicos como sismos e derrocadas, revela uma edição especial da revista «Philosophical Transactions of the Royal Society A», citada pela Lusa.
Num número exclusivamente dedicado aos efeitos geológicos causados pelas alterações climáticas, a revista aponta como possíveis consequências a derrocada de encostas, por causa do derreter da neve e do gelo, o crescimento da actividade sísmica (à medida que pequenos depósitos de gelo alteram a intensidade da pressão em vários locais do mundo) e o aumento da produção de magma graças a mudanças de pressão em vulcões subglaciares, como ocorreu recentemente na Islândia.
Nesta edição da revista britânica, citada pela Lusa, um dos estudos publicados, com base em modelos e observações efectuadas na Islândia, demonstra que a redução das camadas de gelo na superfície dos vulcões alivia a pressão nas câmaras de magma abaixo, permitindo uma maior produção de rocha derretida.
Porém, escrevem os autores, a produção de magma que resulta da redução das camadas de gelo pode levar décadas, ou mesmo séculos, a atingir a superfície.
...
Fonte - Diário IOL
Nota DDP: Veja também "Estudo em Bangladesh aponta novo erro de painel do clima da ONU" e "Terremotos no Brasil: Sismógrafos serão instalados em Pernambuco".