domingo, 4 de abril de 2010

Tremor de 7,2 graus atinge México e é sentido em Los Angeles

Um terremoto de magnitude 7,2 abalou neste domingo a região da cidade de Mexicali, no Estado mexicano da Baixa Califórnia, próximo à fronteira com a Califórnia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor foi sentido nas cidades americanas de Los Angeles e San Diego.

As primeiras informações davam conta de um terremoto de 6,9 graus, dado que foi atualizado pelo USGS. Não há informações sobre danos ou feridos até o momento, mas a polícia e os bombeiros de San Diego receberam diversos chamados. Em Los Angeles, autoridades inspecionaram prédios.

Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondeu a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores. Não há informações sobre feridos, danos ou cortes de energia na cidade.

"Nós sentimos a terra tremer por cerca de 30 segundos", disse o oficial da polícia de San Diego Scott Ybarrondo à CNN. "Aqui, os quadros não chegaram a cair das paredes. Mas nós recebemos informações de que em vários outros lugares da cidade o tremor arrancou quadros das paredes".

Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, não houve informes de danos no país. "Até o momento não recebemos nenhum chamado avisando sobre danos. Tivemos pessoas que sentiram o sismo na Baixa Califórnia e no Estado de Sonora", disse Adriana González, pesquisadora do SSN.

Segundo informações do USGS, o terremoto, que ocorreu às 19h40 de Brasília (15h40 local), teve o epicentro a 26 km sul-sudoeste de Guadalupe Victoria, em Baixa Califórnia, e a 64 km a sudoeste de San Luis, no Estado americano do Arizona. A profundidade do abalo foi registrado a 32,3 km.

Tremores secundários

De acordo com informações da CNN, dois tremores secundários foram sentidos na Califórnia. O primeiro, de 5,1 graus na escala Richter, abalou a região próxima a Imperial. O segundo, de 4,1 sacudiu o norte do Estado cerca de 9 minutos após o tremor principal, registrado do México.

Fonte - Terra


Related Posts with Thumbnails