quarta-feira, 19 de maio de 2010

Em 3 horas, chuva ultrapassa média mensal em Florianópolis

O volume de chuva ultrapassou, em apenas 3 horas, a média mensal da capital catarinense segundo informações da Climatempo. Entre as 22h de terça-feira e 1h da madrugada desta quarta-feira foram acumulados cerca de 134,4 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia; a média para todo o mês de maio é de 96,9 mm. O ciclone extratropical que se formou sobre o Sul do País tem deixado o clima instável, com grande volume de chuva e fortes ventos.

A tendência é de que o ciclone (sistema de baixa pressão) avance para o mar e a chuva diminua nesta quarta-feira. Os ventos continuam com força e a expectativa é de mar agitado com ondas grandes no litoral catarinense nesta quarta-feira.

Além da chuva forte e descargas elétricas, o vento também ganhou intensidade e o aeroporto Hercílio Luz registrou rajadas de até 72 km/h na noite da terça-feira. Por quase duas horas, o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens. Novas aterrissagens foram suspensas.

Entre as 19h e 21h, o fornecimento de energia elétrica no bairro do Campeche foi interrompido por três vezes. De acordo com o tenente Leandro, oficial de área do Corpo de Bombeiros, já foram registradas quedas de árvores em bairros como Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Ingleses e na região central de Florianópolis. Pelo menos três casas foram atingidas, mas não há informações sobre vítimas.

No final da noite de terça-feira, o centro da capital estava com as principais ruas alagadas. A Defesa Civil pediu que as pessoas evitem de deixar suas casas no início da madrugada desta quarta-feira.

Na cidade de São José, mais de cem pessoas estão desalojadas segundo informação da secretária de Ação Social de São José, Lurian Silva. Estragos também foram verificados em Palhoça, Itajaí e no Balneário Camboriú.

Na última semana, o avanço do mar e as ondas fortes consumiram toda a areia e causaram estragos em várias casas. Um ciclone extratropical deve avançar pelo Rio Grande Sul e Santa Catarina provocando vento forte nestes Estados durante a noite e madrugada. Segundo a agência meteorológica Climatempo, no início da noite as rajadas já chegavam a 102 Km/h em Santa Marta, litoral sul catarinense.

Durante a tarde choveu forte no leste de Santa Catarina. A instabilidade pode ser forte e volumosa no centro-leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul e leste de Santa Catarina.

O vento intenso sobre o oceano deixa o mar agitado na costa destes Estados, com ondas entre 2 m e 3 m no litoral do Rio Grande do Sul e na costa sul de Santa Catarina.

Fonte - Terra
Related Posts with Thumbnails