domingo, 23 de maio de 2010

Falta de administração da água coloca o mundo em perigo

Cerca de 60% da provisão de água potável no mundo está dividida entre Brasil, Canadá, Colômbia, Congo, Indonésia e Rússia. A China e Índia têm um terço da população do mundo e têm menos de 10% desta provisão.

Conforme a quantidade de água vai diminuindo nos aquíferos e nas geleiras, a palavra água vai ficando cada vez mais próxima de crise. E as mudanças climáticas ameaçam tornar o problema cada vez pior. Se nada for feito, fome, doenças e imigração massiva vão assolar a Terra.

Apesar de soar dramático, a mensagem no geral não está errada. A água é um bem escasso e as práticas de consumo atuais são um convite ao desastre. Um consumo equilibrado pode ser doloroso, mas é melhor do que as disputas políticas – que devem aumentar em número e intensidade.

A dificuldade começa com o número de pessoas que consomem água. Há 60 anos, a população do mundo era de 2,5 bilhões. Quando a Revolução Verde possibilitou o aumento de comida, tornou possível também o crescimento da população. Hoje, são quase 7 bilhões de pessoas e a estimativa é que, em 2050, sejam 9 bilhões.
...
Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails