sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cientistas condenam quem nega aquecimento global

Mais de 250 cientistas de todo o mundo, membros da Academia Nacional de Ciência dos EUA, defenderam esta quinta-feira que as alterações climáticas estão a ser provocadas pelo ser humano e qualificaram de dogmáticos aqueles que negam um problema «potencialmente catastrófico», noticia a Lusa.

Numa declaração divulgada na revista «Science», sob o título «A alteração climática e a integridade da Ciência», os cientistas garantem existir «provas objectivas e consistentes de que os seres humanos estão a alterar o clima de uma forma que ameaça as sociedades».

Os 255 também condenaram o que consideram ser ataques políticos contra os cientistas, que lançaram avisos sobre as consequências do aquecimento global e das alterações climáticas.

Muitos desses ataques, garantem, têm por base «interesses especiais ou o dogma e não um esforço honesto para proporcionar uma teoria alternativa que satisfaça a prova do que se vê em redor».

Os cientistas referiam-se à perseguição dos eventuais comunistas na década de 1950 nos Estados Unidos ao pedirem que terminem as ameaças de processos judiciais contra «colegas baseados em presunções e culpabilidade de associação».

A declaração conclui que a sociedade tem agora duas opções: «Omite-se a ciência, esconde-se a cabeça na areia e espera-se ter sorte; ou actua-se em termos do interesse público para reduzir a ameaça da alteração climática de maneira rápida e substancial».

Fonte - IOL Diário


Related Posts with Thumbnails