sábado, 6 de novembro de 2010

Humanos wireless vão virar antenas móveis de celular e internet

Em um futuro não muito distante, cada pessoa poderá se transformar em um repetidor de sinais, funcionando como um ponto de acesso móvel para a internet ou para a transmissão dos sinais de telefonia celular.

Segundo pesquisadores da Universidade de Belfast, no Reino Unido, para que os "humanos wireless" tornem-se uma realidade, basta que cada um leve consigo um sensor especial - como humanos já não usam fios para se plugar, o conceito se refere a usar os humanos como suporte às redes sem fios.

A disseminação dos sensores pela cidade permitirá a criação de uma nova infraestrutura de banda ultra larga móvel, reduzindo a necessidade da instalação das estações base de telefonia móvel e criando pontos de acesso à internet em virtualmente toda a cidade, bastando que haja um número suficiente de pessoas nas imediações.

A equipe do Dr. Simon Cotton já está trabalhando no desenvolvimento do conceito de "comunicações centradas no corpo".
...
Fonte - Inovação Tecnológica

Nota DDP: Algo que se altera substancialmente com esse tipo de tecnologia é a possibilidade de localização mais precisa do indivíduo comum, eis que o cruzamento de dados deixa de ser realizado pelo número de antenas para operar pelo número de indivíduos plugados.
Related Posts with Thumbnails