sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Igreja Católica e Conselho Ecumênico das Igrejas estabelecem encontro anual

ROMA, quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Ecumênico das Igrejas (KEK) estabeleceram a realização de um encontro anual entre os seus representantes.

Este é o "fruto mais maduro da recente visita a Roma do secretário-geral do Conselho Ecumênico das Igrejas de Genebra", o pastor luterano norueguês Olav Fykse Tveit, de acordo com a edição de ontem do L'Osservatore Romano.

O novo encontro anual tem como objetivo "definir uma metodologia de testemunho e anúncio comum do Evangelho, para falar ao mundo com uma só voz, especialmente sobre questões éticas e teológicas", disse o jornal vaticano.

Estes novos encontros são realizados a cada ano em um âmbito mais próximo que o do grupo misto de trabalho conjunto da Igreja Católica e do Conselho Ecumênico das Igrejas, atualmente o principal instrumento de suas relações. Este órgão consultivo foi criado em 1965 e é formado por 36 membros, 18 de cada parte.

A decisão de criar esses encontros anuais foi tomada especificamente durante a visita de Tveit ao presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch.

Isso foi possível graças às "relações positivas" que existem atualmente entre a Igreja Católica e o Conselho Ecumênico das Igrejas, disse o oficial do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos que acompanhou o reverendo Tveit em todas as fases de sua estadia em Roma, Pe. Gosbert Byamungu.

Segundo Byamungu, essas relações "ajudam todo movimento" e quando, "como no nosso caso, há amizade e confiança, podemos começar a falar sobre os problemas mais urgentes e difíceis, que até agora foram evitados".

Durante sua visita a Roma, o secretário-geral do Conselho Ecumênico das Igrejas foi recebido no Vaticano, onde teve um encontro com Bento XVI e com representantes da Secretaria de Estado e do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Ele estava acompanhado pelo secretário-geral adjunto do Ecumênico das Igrejas, Georges Lemopoulos, e por John Gibaut, diretor da Comissão Fé e Constituição, da qual Joseph Ratzinger foi membro entre 1968 e 1975.

A audiência com o Papa durou cerca de quinze minutos; nela, Bento XVI encorajou Tveit em sua missão e lhe garantiu o apoio da Igreja Católica.

De acordo com um comunicado publicado no site do Conselho Ecumênico das Igrejas, no encontro, Bento XVI e o pastor Tveit abordaram vários temas, incluindo a unidade visível da Igreja.

O Papa expressou interesse em "como estamos desenvolvendo e planejando nosso trabalho futuro", disse Tveit.

Além disso, Bento XVI pediu para "colocar a Bíblia no centro das conversações e reflexões teológicas para aumentar a unidade visível dos cristãos".

O Papa e o secretário-geral do Conselho Ecumênico das Igrejas também discutiram a situação dos cristãos no Oriente Médio e como apoiá-los.

Eles observaram a diminuição do número de cristãos, particularmente no Iraque, e discutiram a situação em Israel e nos Territórios Palestinos, onde, segundo Tveit, "as igrejas devem dar testemunho na unidade".

O secretário-geral do Conselho Ecumênico das Igrejas explicou que o Papa e ele compartilharam a ideia de que, no Oriente Médio, "a situação das igrejas está ligada ao contexto político e à realidade política".

Durante a reunião, eles discutiram a situação no Sudão, país que sediará um referendo, no dia 9 de janeiro de 2011, sobre a independência do sul, e que Tveit visitará em breve.

O pastor luterano destacou que, "neste contexto, a Igreja Católica Romana é um ator extremamente importante e em Cartum, a Igreja tem uma presença muito visível e forte".

No mesmo sábado, o secretário-geral do Conselho Ecumênico das Igrejas visitou a necrópole vaticana e a Basílica de São Pedro, assim como a mesa dos pobres de Sant'Egidio; e participou da Missa em Santa Maria in Trastevere.

No domingo, Tveit pronunciou uma homilia por ocasião de uma celebração numa igreja metodista de Roma, teve uma reunião com representantes das congregações protestantes romanas e foi recebido pela presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce, na sede do Centro Mundo Melhor, em Rocca di Papa.

Fonte - Zenit
Related Posts with Thumbnails