sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Protestantes pedem ao Papa celebração conjunta dos 500 anos da Reforma

"A presidente do sínodo da Igreja Evangélica, Kathrin Göring-Eckardt, afirmou nesta sexta-feira de manhã à emissora NDR, antes do seu encontro com o Papa Bento XVI, que decorreu ao final da manhã, que deseja ver católicos e protestantes a celebrar juntos os 500 anos da Reforma iniciada por Martinho Lutero, que se assinalam em 2017.

Citada pela página de internet Religiondigital, Kathrin Göring-Eckardt acrescentou que não seriam de esperar, hoje, quaisquer acordos sobre os pontos centrais que dividem as duas igrejas. Um dos temas objecto de debate é a possibilidade de os católicos poderem comungar nas celebrações luteranas e os protestantes poderem fazer o mesmo na missa católica.

Essa prática, frequente na Alemanha apesar da interdição do Vaticano, é reivindicada por muitos crentes e comunidades, como forma de dar passos concretos na aproximação comum entre as diferentes igrejas cristãs.

Nesse sentido foi exactamente a declaração do presidente da Igreja Evangélica, Nikolaus Schneider, que pediu passos claros na reconciliação ecuménica. Em declarações à rádio pública alemã, Deutschlandfunk, afirmou Schneider, a propósito dos 500 anos da Reforma protestante: “Devemos encontrar-nos já ao mesmo nível.”

De acordo com a mesma fonte, Nikolaus Schneider acrescentou que, por muito que ambas as igrejas se aproximem, o Papa não poderá ser nunca, para os protestantes, a mais alta instância dogmática e jurídica. “Isso não seria aceitável.”

Já no encontro em Erfurt, no mosteiro onde Lutero viveu como monge católico, antes de romper com o papado, Nikolaus Schneider afirmou, perante o Papa, que Lutero “é a chave que une” a Igreja católica e a Igreja Evangélica (ou Luterana). (...)

Apesar de ter dito várias vezes, após ter sido eleito Papa, em Abril de 2005, que são necessários passos concretos no diálogo ecuménico, Ratzinger disse hoje que “o mais necessário para o ecumenismo” é que católicos e protestantes se ajudem mutuamente a acreditar e não percam “o que têm em comum, nem cedam perante a “pressão da secularização”.

No seu discurso, o Papa considerou como “um erro dos tempos de afirmação confessional tersublinhado sobretudo aquilo que separa” e não ter percebido “o que têm em comum” católicos e protestantes. E citou: “As grandes pautas da Sagrada Escritura e as profissões de fé do cristianismo antigo.” (...)

Fonte: Público (negritos meus para destaque)

Nota O Tempo Final: Recuperando a cada vez mais urgente mensagem Adventista:


"Os protestantes lançarão toda a sua influência e poder ao lado do papado" (Maranata, Meditações Matinais 1977, p. 179).

"O protestantismo dará a mão da comunhão ao poder romano" (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 910).

Duas breves notas: a primeira, para esclarecer a declaração do presidente da Igreja Evangélica que refere não ser "aceitável" que o Papa se venha a tornar "a mais alta instância dogmática". Na realidade, para o protestantismo apóstata, ele já o é; basta perceber porque razão a esmagadora maioria das denominações protestantes guardam o domingoem vez do Sábado do sétimo dia:

"A imposição da guarda do domingo pelos protestantes é uma obrigatoriedade do culto ao papado" ( Testemunhos Seletos, v. 2, p. 151).

A outra para dizer que nesta aproximação, as cedências relevantes e significativas estarão sempre do lado dos protestantes:

"Não conseguimos ver como a Igreja romana poderá desembaraçar-se da acusação de idolatria. E esta é a religião que os protestantes estão começando a encarar com tanto agrado e que finalmente se unirá com o protestantismo. Esta união não será, porém, efetuada por uma mudança no catolicismo, pois Roma não muda. Ela declara possuir infalibilidade. É o protestantismo que mudará. A adoção de idéias liberais, de sua parte, o conduzirá ao ponto em que possa apertar a mão do catolicismo" (Review and Herald, 1 de junho de 1886).

Todos estes movimentos servirão, em última instância, a estratégia de Roma. Mas tambémdemonstram que a Bíblia não falha e que a mensagem que Deus comissionou à Igreja Adventista do Sétimo Dia aumenta de importância a cada dia que passa. Saibamos nós estar à altura dos acontecimentos.

Nota DDP: Veja também "Papa Bento XVI critica igrejas pentecostais e convida evangélicos a trabalharem juntos com os católicos" e "Bento XVI defende o diálogo com muçulmanos e protestantes".
Related Posts with Thumbnails