sábado, 8 de outubro de 2011

Evangelismo urbano é o apelo do Pr. Ted Wilson para a Igreja Adventista Mundial

"O crescente número de pessoas que residem nas cidades do mundo - mais pessoas vivem hoje nas cidades do que nas zonas rurais - significa um toque de clarim para o evangelismo urbano, disse o Pastor Ted Wilson, presidente da Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, durante o culto do sábado na sede mundial em Silver Spring, Maryland.

Tomando o seu tema de Lucas 19:41-42, Wilson observou que Jesus, na Sua entrada definitiva em Jerusalém, chorou sobre a cidade onde estava para ser falsamente acusado, julgado e crucificado. "Jesus chorou pela cidade e pelo povo da cidade", disse Wilson. "Ele sabia o que estava para acontecer em questão de dias. Ele não ficou com raiva ou ressentido. Chorou! Ele chorou pelo povo da cidade!"

A partir desse exemplo, disse Wilson, os cristãos podem tirar a conclusão que as pessoas das cidades são importantes para Deus e para o cumprimento da comissão evangélica em levar as boas novas a todo o mundo.

"O nosso humilde objetivo será chegar a cerca de 650 das principais cidades do mundo antes da Sessão da Conferência Geral seguinte, em 2015, tudo baseado no poder do Espírito Santo através de reavivamento e reforma", disse ele.

"Deus está a chamar-nos para ir às cidades do mundo onde os trabalhadores são poucos e a seara é grande" disse Wilson à congregação de 500 líderes mundiais da igreja e convidados.

"Você está disposto a chorar e trabalhar pelo povo das grandes cidades? Ele chama por nós para proclamar o Seu amor, a Sua justiça, a Sua mensagem dos três anjos, a Sua advertência a um mundo agonizante, e o anúncio poderoso da Sua breve segunda vinda!"

Wilson disse: "A nossa mensagem bíblica para as cidades vai unir-nos como um povo mundial e proteger-nos a nós mesmos de nos isolarmos da sociedade e uns dos outros. A nossa mensagem para as cidades do mundo é que outra cidade está a chegar: a Nova Jerusalém, uma cidade de segurança, esperança e refúgio com Deus no seu centro".

Numa mensagem transmitida em direto pelo Hope Channel, Wilson disse que Jesus fez um apelo para trabalhar na área urbana, refletida nos escritos da co-fundadora da denominação, Ellen G. White: "Por mais de uma centena de anos, Ele tem pedido a Seu povo para trabalhar nas cidades de acordo com os Seus métodos. O Espírito de Profecia (os seus escritos) está repleto de instruções sobre o trabalho a ser feito para as cidades. É uma obra sustentável, cuidadosa e abrangente, um trabalho que une todos os aspetos do trabalho da igreja na sua abordagem para alcançar as multidões das cidades, e receberá a bênção de Deus quando feita segundo a Sua vontade com um coração humilde".

Em seguida, ele citou o livro de White, "Medicina e Salvação", página 304: "Quando as cidades forem trabalhadas como Deus deseja, o resultado será o pôr-se em operação um poderoso movimento como nunca foi testemunhado".

Wilson lembrou o relato de Ellen White da "colmeia de atividade" que os Adventistas criaram em San Francisco, Califórnia, no final do século XIX e início do século XX. Ele disse que tais esforços podem, e devem, ser duplicados hoje. "Precisamos de planeamento estratégico, sob a orientação do Espírito Santo, para cada cidade, em cada país, em cada divisão, em todo o mundo, que produzirá essa colmeia", disse Wilson.

Ele acrescentou: "Todos podem contribuir para o desenvolvimento dos planos de trabalho em andamento, incluindo os nossos departamentos e instituições. Estamos a pedir a todos para participarem: jovens e idosos, aqueles que vivem nas cidades e aqueles que vivem em áreas rurais, pastores e membros da igreja, organizações e instituições da Igreja. Todos os membros envolvidos de todas as formas possíveis para o evangelismo urbano abrangente".

Wilson lançou um desafio à plateia: "Estamos dispostos a tomar os passos determinados para pôr em prática os planos de Deus para os centros urbanos do mundo, para que um poderoso movimento resulte, ou vamos recusar e fugir como Jonas?

Confirmando a autenticidade do relato bíblico, ele disse: "Esta foi uma história real, um Jonas real, um peixe real e um verdadeiro apelo de Deus para ir a Nínive. Não desconsiderem esta história e outras na Bíblia como apenas simbólica ou alegórica. Os milagres da Bíblia são verdadeiros e demonstram a autoridade de Deus. Acreditem na autenticidade da Santa Palavra de Deus e do Espírito de Profecia. A Palavra de Deus fala-nos em linguagem clara, que mostra que Ele está no controle e que devemos seguir as Suas instruções e viver a vida em plenitude".

Wilson anunciou que o alcance urbano global começaria em Nova Iorque, onde o atual presidente da Conferência Geral começou o seu trabalho ministerial, e para onde Ellen White havia chamado para uma atenção especial dos adventistas.

"Em 2013 vamos lançar uma abordagem evangelística muito específica, abrangente e sustentada para o mundo, começando em Nova Iorque”, disse ele. "Queremos começar com Nova Iorque uma vez que Ellen White indicou que esta cidade devia ser um símbolo de como o resto do mundo deve ser trabalhado. Uma vez que as grandes cidades são compostas de muitas pequenas comunidades e bairros, esperamos ter cerca de 150 de 200 reuniões evangelísticas na região metropolitana de Nova Yorque de 7 a 23 de junho de 2013. Pela graça de Deus, eu comprometo-me com a Nancy a apreentar uma daqueles 200 reuniões evangelísticas na cidade de Nova Iorque em junho de 2013".

Wilson concluiu a sua mensagem com um apelo para o apoio através de oração e de trabalhadores para o alcance urbano.

"Tenho plena confiança de que Deus cumprirá a Sua promessa ao Lhe submetermos humildemente os nossos planos e seguirmos as Suas instruções na Bíblia e no Espírito de Profecia. Vamos pleitear com o Espírito Santo pelo poder para cumprir com a tarefa que nos foi confiada", disse.

"Que dia será quando Jesus voltar e nos unimos com aqueles que foram salvos nas grandes cidades e áreas rurais para subirmos com o Senhor até às nossas casas para a eternidade."

Fonte: Adventist News Network

[O texto integral do sermão do Pr. Ted Wilson (em inglês) pode ser lido ou descarregado aqui.]

Via @OTempoFinal
Related Posts with Thumbnails