sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Terremoto atinge Peru e provoca pânico

Um forte terremoto de 6,9 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira uma área perto da costa no sul do Peru, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), mas ainda não há informações sobre danos ou vítimas. Não foi emitido um alerta imediato de tsunami.

De acordo com o USGS, o abalo sísmico teve epicentro a 50 km de Ica e a quase 35 km de profundidade. Mas, segundo o Instituto Geofísico do Peru, o terremoto foi de 6,7 graus na escala Richter e ocorreu a cerca de 220 km ao sul de Lima, no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 40 km.

O abalo foi sentido em várias cidades costeiras e dos Andes, incluindo Lima. O terremoto estremeceu edifícios na capital e causou pânico na população, que durante vários minutos esvaziou escritórios e casas. Também houve cortes temporários nas comunicações telefônicas.

"O epicentro foi perto da costa. Foi sentido em boa parte da serra, como Cuzco, Arequipa e Ayacucho, apesar de ali ter tido menor intensidade", disse o diretor do Instituto Geofísico peruano, Hernán Tavera.

Ruben Vargas, um policial em Ica, disse que as pessoas saíram correndo em pânico de suas casas, mas no momento não parece haver quaisquer danos. Segundo ele, as pessoas continuaram nas ruas quase meia hora depois do terremoto, que atingiu a região às 13h54 local (16h54 em Brasília).

O terremoto desta sexta-feira teve seu epicentro na mesma região onde em 15 de agosto de 2007 ocorreu um forte tremor, de 7,9 graus, que deixou mais de 500 mortos.

Fonte - iG
Related Posts with Thumbnails