quarta-feira, 18 de julho de 2012

CRISES E DESAFIOS DO ADVENTISMO

Pr. Dilson Bezerra

Quarta-Feira, 18 de julho de 2012
As vezes fico confuso se o mundo entrou na igreja, ou se a igreja entrou no mundo. Eu vivo em uma parte do mundo onde tem muitos Mulçumanos, e de longe sei quem é Mulçumano. Mês passado (Junho 2012) fui a Israel pela primeira vez na Conferência Bíblica da Conferência Geral e fiquei impressionado. Lá você sabe quem é Judeu, quem é Arabe, quem é Armênio. Mas olhamos para nossos irmãos Adventistas, e muitos deles se vestem como se fosse do mundo, ouvem a musica do mundo, comem a mesma comida do mundo, assistimos os mesmos programas do mundo, nossos costumes só diferem do mundo em relação ao alcool, carne de porco, e o dia de observância. Em algum ponto da nossa JORNADA ADVENTISTA ficamos cansados de esperar o Segundo Advento, e decidimos desfrutar do mundo terrenal.

O que vi em Israel (muro das lamentações em Jerusalém) é que para o Judeu, Árabe, Armênio, Mulçumano, a religião é o centro da vida. Se você tirar a religião, você tira a vida. Para estes povos não há vida sem religião, e essa é a razão porque se vestem diferentes e tem costumes diferentes. Querer dizer que isso é CULTURA... É uma boa desculpa para justificar a pobreza da nossa religião, que atende mais a nossa conveniência do que a de Deus. Eu não estou julgando ninguém aqui, até mesmo porque não sei que é Laodiceano e quem é Remanescente. Mas que esperamos um Reino Eterno, e estamos aproveitando a vida aqui enquanto a outra não chega, isso é vero. E desse grupo de pecadores, eu sou o primeiro, porque sou ministro e tenho me acomodado também com estas coisas. EU SÓ VOU MUDAR A IGREJA, QUANDO EU MUDAR A MIM MESMO! PORQUE EU SOU A IGREJA!

É interessante como todo mundo fala e comenta sobre a condição espiritual da igreja, e alguns parecem até desabafar sua decepção. Talvez até eu mesmo esteja desabafando minha frustração nesse artigo. Mas é tão facil culpar a igreja, os lideres, os pastores, os administradores. Mas olhe para você. Como Jesus, tem você amado, tido compaixão, misericordia pelas pessoas da tua igreja? Que tipo de sal é você? Insipido ou aquele que dá o sabor? Que tipo de luz é você, aquela que só ilumina o seu caminho, ou aquela que ilumina a rua inteira para todos caminharem. O nosso problema é exatamente esse. É que nos sentimos justos, e por isso fica facil condenar os pecadores, a igreja, os pastores, os lideres. Mas não esqueça que essa igreja tem a verdade, tem a missão de Deus, e é a menina dos olhos de Deus. Se ela não estar melhor é porque perdemos a nossa capacidade de amar, de servir, de perdoar, de entender as pessoas, de ajudar a carregar os fardos uns dos outros, de exaltar o nome de Deus pelas nossas palavras, atos e ações. Eu passei muitos anos nesse ministério achando que era o melhor pastor do mundo, e aqueles foram os anos mais infelizes da minha vida. Mas quando descobri a sujeira da minha justiça própria foi ai que compreendi quão grande é o privilégio que Deus me deu de servi-lo.

Eu nunca esqueço uma frase do saudoso Pr. Enoque de Oliveira em um concilio de pastores no IASP quando ele disse: "ESTA IGREJA É UMA IGREJA TRIUNFANTE, MAS EU SÓ NÃO SEI SE VOCÊ VAI TRIUNFAR COM ELA". Vamos parar de criticar nossa igreja e lideres, e vamos amar ela e eles. Nunca esqueça que a igreja é você e eu. Não existe nada que destroi mais o amor do que a justiça própria. O tempo esta chegando quando o remascente vai tocar trombeta do alto clamor da pregação do evangelho, mas esta trombeta será tocada sobre a batuta do AMOR. Seja SAL, seja LUZ, ilumine o caminho da justiça amando sua igreja e seu irmão. A VERDADE SÓ TRIUNFARÁ SE FOR PREGADA COM AMOR! Que Deus nos ajude nessa missão. AMÉM!
Related Posts with Thumbnails