sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Alerta de tsunami é emitido após tremor de 7.9 graus nas Filipinas

Um forte terremoto de 7.9 graus de magnitude na Escala Richter foi registrado nesta sexta-feira no Oceano Pacífico, nas proximidades da costa da Filipinas. De acordo com o serviço americano de geologia (USGS), o tremor foi localizado 96 km ao leste da cidade de Sulangan às 9h47 (de Brasília). Um alerta de tsunami foi emitido imediatamente após o tremor.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta regional para possíveis ondas gigantes para a Indonésia, Filipinas, Taiwan, Papua Nova Guiné, Japão, Guam, Belau, Yap, Ilhas Mariana e Belau. Regiões da Rússia banhadas pelo Oceano Pacífico e o Estado americano do Havaí também foram colocados em alerta. Mas, por volta das 10h40, o alerta foi retirado para a maior parte dos países e ilhas da região, sendo mantido apenas para as Filipinas, Indonésia e Belau, segundo a agência BNO News.

"Ainda não se sabe se um tsunami foi gerado. O alerta é baseado apenas na avaliação do terremoto", disse o centro em boletim. "Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que atinja costas próximas em questão de minutos e mais distantes em horas".

De acordo com o USGS, o tremor foi registrado a uma profundidade de 34,9 km. Modelos de computador do serviço americano estimam que até 9,3 milhões de pessoas podem ter sentido tremores "fortes" ou "muitos fortes".

Fonte - Terra
Related Posts with Thumbnails