quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ucrânia: Da batalha à guerra de Kiev

Regressaram os confrontos à Praça da Independência, em Kiev, na Ucrânia. Os radicais tentaram tomar o controlo da situação e obrigaram as forças antimotim, que cercavam esta histórica praça, a recuarem.

Um grupo de opositores, usando armas artesanais e escudos improvisados, carregou sobre a polícia e recuperou o controlo do local. O Kiev Post diz que há entre 15 a 50 polícias capturados pelos opositores do regime.

O número de mortos continua a subir. Um fotógrafo da Reuters afirma ter visto 15 civis mortos, esta manhã. A agência francesa, France Press, forneceu um balanço de 25 vítimas mortais, mas o jornal ucraniano, Kiyv Post, referiu já pelo menos 35 mortos.

Uma fonte da presidência dizia ao final da manhã que várias dezenas de pessoas tinham já sido mortas, entre as quais numerosos polícias, sem avançar números.

Esta discrepância de informações dá uma ideia do caos e da situação dramática que se vive na capital ucraniana e pode ser o reflexo daquilo que muito se tem temido: o ponto de viragem em que a batalha de Kiev se esteja a transformar em guerra civil.

A diplomacia tenta um último esforço para evitar o pior. A delegação dos três ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia conseguiu, apesar de tudo, encontrar-se com o presidente Viktor Ianukovich e com os líderes da oposição.

O fim dos encontros é aguardado com grande espetativa mas com otimismo moderado.

Fonte - Euronews
Related Posts with Thumbnails