VATICANO, 05 Fev. 14 / 09:29 am (ACI/EWTN Noticias).- O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, confirmou ontem que o Papa Francisco receberá à Rainha Elizabeth II da Inglaterra no dia 3 de abril no Vaticano.
Faz alguns meses, o Palácio de Buckingham anunciou que a rainha visitaria o Vaticano em 2013, mas a viagem foi adiada para uma data prévia a 21 de abril de 2014, dia no qual a soberana inglesa faz 88 anos de idade.
A Rainha chegará ao Vaticano acompanhada pelo seu marido, o duque de Edimburgo e terá uma audiência privada no Palácio Apostólico do Vaticano com o Papa Francisco, conforme anunciou nesta terça-feira a coroa britânica. A viagem da rainha a Roma responde a um convite do presidente italiano, Giorgio Napolitano, com quem a monarca terá um almoço em privado esse mesmo dia.
Passaram 14 anos desde que Elizabeth II visitou por última vez o Vaticano em 17 de outubro de 2000, ocasião na qual foi acolhida em audiência privada pelo Beato João Paulo II.
A boa relação da coroa inglesa com o Vaticano também continuou durante o pontificado de Bento XVI, embora desta vez, o cenário do encontro entre ambos os líderes religiosos foi no Palácio Real de Holy Rood (Edimburgo), no dia 16 de setembro de 2010. A Rainha da Inglaterra recebeu o Bispo Emérito de Roma, com motivo de sua visita pastoral a seu país.
Além disso, a visita de Elizabeth II ao Vaticano se reveste de uma especial importância porque ela é a cabeça da Igreja Anglicana, fundada cismaticamente pelo rei Henrique VIII em 1534, depois de que o Papa Clemente VII se declarasse contrário a dar a nulidade de seu casamento com a rainha Catarina de Aragón.
Anteriormente, a rainha da Inglaterra visitou o Vaticano até em três ocasiões. No ano 1980 visitou a João Paulo II. Em 1961 foi recebida pelo Papa João XXIII, e sua primeira visita foi com o Papa Pio XII em 1951, quando ainda era princesa.
O reinado de Elizabeth II faz 62 este ano, no dia 6 de fevereiro e é o segundo mais longo da história britânica, foi superado apenas pelo de sua tataravó Vitória, que reinou durante 63 anos e 7 meses.
Por outro lado, o Papa Francisco já recebeu no dia 14 de junho de 2013 o arcebispo de Canterbury e primado da Igreja Anglicana, Justin Welby, rezaram juntos como sinal de unidade entre os cristãos.
Fonte - ACI Digital