segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Conversações Santa Sé-Palestina: satisfação pelos progressos sobre Acordo Global

Cidade do Vaticano (RV) – A Comissão Bilateral entre a Santa Sé e o Estado da Palestina – que é responsável pela finalização do texto de um Acordo Global sucessivo ao Acordo de Base assinado em 15 de fevereiro de 2000 -, concluiu em 6 de fevereiro uma Sessão Plenária no Quartel Geral da OLP, em Ramallah, com o objetivo de revisar e aprovar o trabalho desenvolvido a nível de grupo técnico conjunto, após a última Plenária realizada no Vaticano em 26 de setembro de 2013.

Os colóquios – desenvolvidos numa atmosfera cordial e construtiva - foram coordenados pelo Membro do Comitê Executivo da OLP e Chefe do Alto Comitê Presidencial para os Assuntos Eclesiástico do Estado da Palestina, Hanna Amireh, e por Dom Antoine Camilleri, Sub-Secretário para as Relações da Santa Sé com os Estados.

Tratando dos temas já examinados a nível técnico, a Comissão ressaltou com grande satisfação o progresso realizado na elaboração do esboço final do texto do Acordo, que trata dos aspectos essenciais da vida e da atividade da Igreja Católica na Palestina. As duas partes concordaram em continuar os esforços para completar os procedimentos internos e constitucionais em vista da assinatura do Acordo. A parte Palestina expressou desde já as boas-vindas a Sua santidade o Papa Francisco, por ocasião da sua visita a Terra Santa.

A delegação da Santa Sé era formada por Dom Antoine Camilleri, Sub-Secretário para as Relações com os Estados; Dom Giuseppe Lazzarotto, Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina; Dom Antonio Franco, ex-Delegado Apostolico em Jerusalém e Palestina; Dom Maurizio Malvestiti, Sub-Secretário da Congregação para as Igrejas Orientais; Dom Alberto Ortega, Oficial da Secretaria de Estado, Seção para as Relações com os Estados; Dom Matteo De Mori, Conselheiro da Delegação Apostólica em Jerusalém e Palestina; Pe. Emil Salayta, Vigário Judicial do Patriarcado Latino di Jerusalém; Pe. Ibrahim Faltas, Administrador Geral da Custodia da Terra Santa e Pe. Pietro Felet, Secretario Geral da Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa.

A Delegação Palestina era composta, por sua vez, por Hanna Amireh, Membro do Comitê Executivo da OLP e Chefe do Alto Comitê Presidencial para os Assuntos Eclesiásticos do Estado da Palestina, Sr. Ziad Bandak, Ministro, Conselheiro do Presidente, Membro do Comitê Presidencial para os Assuntos Eclesiásticos; Sr. Bernard Sabella, Membro do Conselho Legislativo Palestino; Emb. Rawan Sulaiman, Ministro Adjunto dos Assuntos Exteriores e para Assuntos Multilaterais; Emb. Issa Kassissieh, Rapresentante do Estado da Palestina junto à Santa Sé; Sig. Ammar Hijazi, Vice-Ministro Adjunto dos Assuntos Exteriores e Sr. Azem Bishara, Conselheiro Jurídico da OLP.

Fonte - Rádio Vaticano
Related Posts with Thumbnails